Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
19:19:09
informe o texto

Notícias / Política

05/11/2023 às 14:28

DISPUTA INTERNA

Com MDB sem diretório em Cuiabá, Juca vê como natural divergência interna

Deputado usa União Brasil como exemplo de “normalidade” para rachas

Jardel P. Arruda

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) avalia como natural a demora para construir um consenso em torno de uma nova Executiva Municipal do MDB em Cuiabá. A comissão provisória que era presidida pelo advogado Francisco Faiad (MDB) expirou e, por enquanto, a sigla segue sem ninguém no comando na Capital.

Há pelo menos três grupos disputando espaço na construção de um novo diretório: o do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), do deputado federal Emanuelzinho (MDB) e do estadual Juca (MDB); o da deputada Janaina Riva (MDB), que conta com apoio de Dr. João (MDB), Leo Bortolin (MDB); e o do deputado federal Juarez Costa (MDB).

Para Juca do Guaraná, esse tipo de divisão é normal, mas o consenso será o resultado final das discussões. “Você vê aí o próprio União Brasil do governador, do próprio presidente da AL, tem isso e chega no final, com um nome de consenso e tudo resolvido”, disse Juca, na quarta-feira (1º), em referência ao racha envolvendo Eduardo Botelho (União) e Fábio Garcia (União).

Consenso difícil

Francisco Faiad é considerado parte do grupo de Emanuel Pinheiro e por isso há resistência de Janaina Riva e Juarez Costa em manter o advogado como presidente municipal da sigla. Em jogo está o poder para determinar qual será posição política do MDB nas eleições na Capital em 2024.

O pleito é tido como fundamental para quem tem interesses em disputar as eleições em 2026. Tanto Janaina RIva quanto Juarez Costa deram o primeiro passo dentro do MDB ao trabalharem pela eleição do prefeito Leo Bortolin como presidente da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM).

Ambos têm interesse nas eleições majoritárias de 2026 e por isso querem ampliar a influência no maior colégio eleitoral de Mato Grosso. Contudo, Emanuel Pinheiro também tem interesses políticos a longo prazo e não quer perder espaço no comando da Capital.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet