Cuiabá, sábado, 27/04/2024
21:23:15
informe o texto

Notícias / Geral

06/11/2023 às 11:57

RECORDE DE ATENDIMENTO

Mutirão realiza 874 atendimentos sobre Cadastro Ambiental Rural na região de Cáceres

Nos 8 mutirões do ano foram realizados 3.196 atendimentos sobre Cadastros Ambientais Rurais

Leiagora

Mutirão realiza 874 atendimentos sobre Cadastro Ambiental Rural na região de Cáceres

Foto: Sema-MT


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou 874 atendimentos sobre Cadastros Ambientais Rurais (CARs) durante o mutirão ambiental realizado em Cáceres pelo Sindicato Rural do município. O número de atendimentos foi o maior até o momento entre os 8 mutirões realizados este ano, e abrangeu 14 municípios da região.

No mutirão, os analistas ambientais da Sema tiraram dúvidas e realizaram consultas sobre pendências relativas ao CAR para aproximadamente 150 produtores rurais e responsáveis técnicos que buscaram atendimento no local.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, ressaltou a importância do produtor rural comparecer no mutirão.

"Precisamos que os produtores entendam como funciona o trabalho da Sema, para que possamos auxiliar da melhor forma possível. A Sema esteve presente com o objetivo de levar informação e abrir portas para o entendimento do processo de regularização do imóvel rural. Foram 78 municípios atendidos este ano e contamos com uma organização excepcional dos sindicatos em cada um dos mutirões ambientais já realizados”.

Aproveitando a alta demanda e a quantidade de presentes no mutirão ambiental, a Diretoria da Unidade Desconcentrada da Sema de Cáceres transferiu os serviços e todos seus servidores para o Parque de Exposições nos 3 dias de evento, realizado entre 24 e 26 de outubro, no Parque de Exposições.

“O objetivo é integrar a Unidade Regional e ações da Secretaria que demonstram o quanto a Sema vem procurando cada dia mais o resultado de eficiência. Realizamos 282 atendimentos pela Diretoria de Unidade Desconcentrada durante o mutirão, que é uma forma de sinalizar a sociedade que a Sema tem como prioridade a política de resultado em atender melhor o cidadão”, destacou o diretor da DUD de Cáceres, Luiz Sérgio Garcia.  

Além de Cáceres, foram atendidos também os municípios de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Nos 8 mutirões do ano foram realizados 3.196 atendimentos sobre Cadastros Ambientais Rurais. Até o momento aconteceram edições em Barra do Garças, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Sinop, Sorriso, Diamantino, São Félix do Araguaia e Cáceres.

O mutirão conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Sema, Sindicatos Rurais do Municípios envolvidos, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Câmaras de Vereadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associação de Pequenos Produtores e prefeituras da região. 
Mutirão Ambiental

O mutirão ambiental tem objetivo de aumentar o número de proprietários com processos regularizados na Sema e com a validação dos cadastros. Com o CAR validado, o produtor tem benefícios como acesso ao crédito e maior aceitação da produção no mercado.  

Além do atendimento presencial e individualizado, o mutirão de Cáceres e região teve as palestras "Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural" e “Usos e restrições de áreas úmidas”, ministradas  pela Secretárias Adjuntas de  Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, e de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Lilian Santos. Também foi feita uma reunião sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) Assentamentos.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet