Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:05:33
informe o texto

Notícias / Geral

08/11/2023 às 18:50

AÇÃO CONJUNTA

Bombeiros criam grupo de trabalho para emergências em tempestades em Cuiabá e Várzea Grande

A coordenação do grupo é feita pela Tenente-Coronel Sheila Sebalhos, que é comandante regional.

Leiagora

Bombeiros criam grupo de trabalho para emergências em tempestades em Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Assessoria

O comando regional I do Corpo de Bombeiros Militar, que atua na Região Metropolitana de Mato Grosso formou um grupo de trabalho para facilitar a atuação em emergência, provocadas principalmente por temporais.
 
Já fazem parte da ação, Energisa e membros da Defesa Civil de Cuiabá e Várzea Grande, Guarda Municipal de Várzea Grande e Nova Rota D´Oeste, além de bombeiros responsáveis pelo atendimento à população via CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). A coordenação do grupo é feita pela Tenente-Coronel Sheila Sebalhos, que é comandante regional.
 
“Nós sabemos que esse é um período de tempestades em nosso estado. Mas a proporção de estragos em grandes centros urbanos pode ser muito maior. Por isso, é preciso ter uma resposta rápida e eficiente. Esse é o intuito desse grupo, ter ações harmônicas e integradas na região metropolitana requer um olhar ainda mais atento”, explicou a tenente-coronel.
 
Uma das ações já implementadas foi a criação de um canal exclusivo para que sejam enviadas indicações de regiões que precisam de um reforço nas ações. A Energisa, que tem equipes rodando por todas as cidades, pode encaminhar as áreas onde já está atuando, por exemplo, na remoção de árvores que caíram sobre redes de energia e geralmente também causam a obstrução de vias.
 
“Já teve situação de irmos para um atendimento e necessitarmos desse canal direto. Então agora além de atuarmos de forma integrada, podemos saber onde os parceiros estão e onde podem dar apoio”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Alex Botelho.  
 
A Energisa e a Nova Rota D’Oeste, que administra um trecho de mais de 800 quilômetros da BR-163, informaram que têm planos de contingência, com reforços de equipe em situações de crise. As concessionárias vão disponibilizar informações e equipes de apoio de suporte ao atendimento sempre que possível.
 
Outro ponto importante é a prevenção. “Já aconteceu várias vezes de buscamos o apoio da Energisa para remover galhos pertos de fios. Por isso, nós vamos nos unir também informando à população como ela pode apoiar nesse momento de temporais. Uma das ações é a poda preventiva de árvores, evitando que os galhos toquem nos fios – uma das principais causas de falta de energia durante períodos de chuva,” ressaltaram nas falas os representantes da Defesa Civil de Várzea Grande,  Alessandro Ferreira da Silva e da secretária de Obras, Virdinei da Silva.
A parceria chega em um momento crítico para o estado. De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, que é consultora da Energisa para o clima, o El Niño que já gerou temperaturas extremas e recordes em setembro e outubro, agora vai potencializar tempestades. “Em novembro as previsões indicam pancadas de chuva geradas pela umidade e calor alto. Teremos todos os dias volumes altos sempre no fim da tarde e início da noite”, destacou a especialista.  
No caso da Energisa, os dados são usados na preparação das equipes que já ficam em alerta preventivos para crises. O trabalho é coordenado pelo Centro de Operações da empresa, que funciona 24 horas de segunda a domingo com mais de 100 operadores. “Esses dados agora serão disponibilizados para todo o grupo de trabalho que está atuando nas ocorrências climáticas,” ressaltou o coordenador de operações da empresa, Edivaldo Araújo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet