Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:26:34
informe o texto

Notícias / Geral

09/11/2023 às 17:30

EM CHAMAS

Incêndio no Pantanal destrói mais de 22 mil hectares e focos de calor aumentam em mais de 500% em 8 dias

Em imagens extraídas pelo sistema de monitoramento foi possível analisar que 16% dos mais de 136 mil hectares que o parque possui foram afetados por diversos focos de incêndios florestais, valor referente ao início do período proibitivo de queimadas

Eloany Nascimento

Incêndio no Pantanal destrói mais de 22 mil hectares e focos de calor aumentam em mais de 500% em 8 dias

Foto: ICMBio

Mais de 22,3 mil hectares de vegetação nativa foram destruídos por um incêndio florestal que atinge o Parque Nacional (Parna) do Pantanal Mato-grossense na região de Poconé, (a 104 km de Cuiabá). Os dados do Instituto Centro de Vida (ICV) mostram que a região vive algo totalmente atípico. 

Para se ter uma ideia, em novembro de 2022 foram registrados 134 focos de calor no Pantanal todo, segundo o Monitor das Queimadas, plataforma de monitoramento do ICV. Neste mês, somente até o dia 8, são 892 focos, o que representa um aumento de 565%. Além disso, não há previsão de chuva para os próximos dias, que ainda devem ser marcados por altas temperaturas que podem chegar até 47º, o que pode fazer com que o fogo se intensique e queime ainda mais áreas na maior planície alagada do mundo.  

Em imagens extraídas pelo sistema de monitoramento foi possível analisar que 16% dos mais de 136 mil hectares que o parque possui foram afetados por diversos focos de incêndios florestais, valor referente ao início do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, que iniciou no dia 1º de julho e foi prorrogado até 30 de novembro. 

Além do Pantanal, o Parque Estadual Encontro das Águas, reduto com maior concentração de onças-pintada do mundo, também foi atingido pelas queimadas e teve quase 23% da área destruída pelas chamas. O incêndio teve início no dia 1º de outubro e foi extinto no último dia do mês, porém na última segunda (6) foram detectados pontos de reiginição, na região do Corixo Negro, que ocorreu em razão da elevada temperatura e fortes rajadas de vento no local.

Já na Reserva Natural de Dorochê, que faz divisa com o Parque Nacional, a situação é mais precária ainda, isso porque dos quase 30 mil hectares, mais de 68% da área foi atingida pelo fogo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro equipes de militares, usando cinco embarcações, realizam o combate ao incêndio na localidade. Agentes da Defesa Civil do Estado também estão na região com aeronaves do Ciopaer e da Defesa Civil, além de viaturas.

A Sala de Situação Central e o Batalhão de Emergências Ambientais em Cuiabá auxiliam com o monitoramento remoto do incêndio com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet