Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:00:19
informe o texto

Notícias / Geral

10/11/2023 às 09:52

SITUAÇÃO CRÍTICA

Com risco de deslizamento no Portão do Inferno, Sinfra requer autorização para reestruturar MT-251

Um relatório elaborado pela Sinfra apontou dez locais de riscos de acidentes geotécnico, entre os km 42 e 48 da rodovia - dentro da área do Parque Nacional

Leiagora

Com risco de deslizamento no Portão do Inferno, Sinfra requer autorização para reestruturar MT-251

Foto: Lenine Martins / Secom-MT

Um relatório elaborado por uma consultoria especializada contratada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) apontou para o risco de deslizamento na MT-251, na região do Portão do Inferno. Foram identificados dez locais com riscos de acidente geotécnico, entre os km 42 e 48 da rodovia - dentro da área do Parque Nacional, sendo que três pontos são considerados mais críticos.

Diante da situação, a Sinfra pediu providências e encaminhou, nesta quinta-feira (9), relatório à administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para que o governo de Mato Grosso seja autorizado a reestruturar a MT-251, na região do Portão do Inferno.

A pasta pede que o relatório seja avaliado, uma vez que a MT-251 corta um trecho do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, administrado pelo ICMBio, e nenhuma alteração pode ser feita no local sem autorização do órgão federal.

O ofício pede ainda uma sinalização positiva do ICMBio para a reestruturação da via, com a construção de um novo viaduto no Portão do Inferno. Também seriam realizadas medidas de contenção nos paredões. As estratégias apontadas são de baixa interferência para o patrimônio paisagístico, ambiental e paleontológico do local. 

Uma vez que há custos elevados para elaboração dos estudos de topografia e investigação geotécnica, assim como para os projetos básicos e executivos, essa autorização é fundamental, para que a Sinfra-MT possa prosseguir com as medidas necessárias, com a urgência que o caso requer.

A Sinfra-MT lembra que a região é de interesse de todos os mato-grossenses e que os órgãos têm trabalhado juntos para aprimorar a segurança viária da MT-251 dentro do Parque Nacional.

Em janeiro de 2022, após um deslizamento no Portão do Inferno, os dois órgãos, junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram uma vistoria no local, após a qual, foram instaladas sinalizações alertando para os riscos de deslizamento.

 
Sinfra-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet