Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:07:04
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/11/2023 às 09:56

EM SHENZHEN

Empresa Chinesa vai analisar possibilidade de instalar planta frigorífica em MT

Governador e comitiva visitaram o centro de distribuição de alimentos de Shenzhen neste sábado

Leiagora

Empresa Chinesa vai analisar possibilidade de instalar planta frigorífica em MT

Foto: Secom-MT

Após visita do governador Mauro Mendes e comitiva ao Shenzhen Agricultural Power, o centro de distribuição de alimentos da cidade, neste sábado (11), a estatal chinesa, que administra o complexo, afirmou que vai analisar a possibilidade de instalar uma planta frigorífica em Mato Grosso.

“Vamos a Mato Grosso para analisar a possibilidade de montar uma planta frigorífica no estado para exportar aqui pra China”, afirmou a representante da empresa, Lei Yu.

A companhia chinesa é a maior do país na distribuição de alimentos, como verduras, frutas e carnes. “Passa por aqui a comida que alimenta mais de 200 milhões de chineses. Além disso, também exportamos para o sudoeste asiático”, reforçou.

Somente em faturamento, a empresa somou no ano passado a quantia de R$ 150 bilhões e emprega no complexo todo mais de 20 mil pessoas.

“Para Mato Grosso, nossos produtores e população, será muito bom que uma empresa, do porte como é essa estatal de Shenzhen, se instale em nosso estado. É geração de renda e emprego e concorrência do nosso produto”, avaliou o governador Mauro Mendes.

Durante a visita ao complexo, Mauro Mendes e a comitiva de empresários e representantes dos setores do agronegócio e infraestrutura puderam conhecer as instalações e conhecer como é o sistema de distribuição e logística do produto que vem direto de Mato Grosso.

“Encontramos no setor de frigorífico, por exemplo, a carne da empresa Marfrig, que veio direto da planta de  Tangará da Serra. E a carne produzida em nosso estado tem muito valor no mercado chinês”, destacou o governador.

Sistema de LED

O governador e comitiva também visitaram uma indústria de produção de lâmpadas de Led. O objetivo foi conhecer a tecnologia existente e suas aplicabilidades no mercado atual.

“Tivemos a exata noção do que podemos fazer e como inovar em nosso estado. Foi uma grande oportunidade, não só pra mim, enquanto governador, mas para toda a comitiva, para compreendermos como a tecnologia nesse segmento já está evoluída”, frisou.

Agenda

Neste domingo (12), a comitiva segue em viagem para Índia. Entre os compromissos estão agenda com o Embaixador do Brasil no país e participação na Índia International Trade Fair (IITF).

A meta é estabelecer relações para a abertura de mercado.

Comitiva

A visitas foram acompanhadas pela primeira-dama Virginia Mendes, a filha do casal, Ana Mendes, os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes.

Os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae também compõem a comitiva.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet