Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:33:50
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

13/11/2023 às 10:42

PRODUÇÃO DE MEL

Agricultores familiares de Feliz Natal usam caixas de abelha construídas por reeducandos

Projeto contribui para o aumento da produção de mel no município

Leiagora

Agricultores familiares de Feliz Natal usam caixas de abelha construídas por reeducandos

Foto: Assessoria/Seaf-MT

Em Feliz Natal, um dos municípios com maior produção de mel em Mato Grosso, os agricultores familiares estão usando caixas de abelha confeccionadas por reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso, com madeira apreendida em fiscalizações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O trabalho é apoiado pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), que, em 2021, distribuiu outras 100 caixas para a criação de abelhas, por meio do MT Produtivo Apicultura.

Entre os agricultores beneficiados com as caixas de abelha estão aqueles que começaram a investir na apicultura agora, conforme a especialista em apicultura, Clarice Saueressig, que foi contratada pelo município para atuar nas ações de fortalecimento do segmento no município.

“Nós pegamos as caixas do Centro de Ressocialização em três etapas. Primeiro, foram 100 caixas; a segunda, de 180 caixas, e a outra de 350 caixas. As entregas beneficiaram os produtores familiares do Assentamento Ena e das comunidades indígenas do Pavuru e Sobradinho”, afirmou.

A caixa entregue aos produtores serve para acondicionar as colmeias de abelhas, contendo, na parte interna, melgueiras - compartimentos adicionais utilizados para a expansão da colônia e a produção de mel.

O estado possui um clima favorável que propicia a produção de mel durante todo o ano e uma rica variedade de espécies de abelhas nos três biomas (Pantanal, Cerrado e Amazônia). Todo o mel produzido no Estado é consumido no mercado interno e ainda é preciso trazer o produto de outras regiões do país.

A secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Teté Bezerra, apontou que o incentivo à produção de mel no estado é uma das ações do MT Produtivo, implantado durante a atual gestão.

“Nosso objetivo é expandir a atividade e aumentar a produção de mel de Mato Grosso e, com isso, incrementar o número de postos de trabalho e a renda a famílias que trabalham com apicultura”, afirmou a secretária.

As entregas foram feitas entre 2020 e 2022. A fabricação das caixas foi supervisionada pela Fundação Nova Chance, e garante aos reeducandos a remição da pena. A Lei de Execução Penal define que o reeducando abaterá um dia de sua pena a cada três dias trabalhados.

“Projetos como esse são extremamente importantes porque beneficia os reeducandos e também os produtores. Um dos mais importantes pilares da ressocialização é o trabalho, sendo um dever social tendo finalidade educativa e produtiva, reintegrando-o ao convívio social e oportunizando mudança do seu comportamento diante da conduta cometida no passado”, afirmou o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles.

O Governo do Estado já doou 6 mil caixas de abelhas para mil agricultores familiares desde 2019.

Atualmente, Mato Grosso produz 466 toneladas de mel por ano, o que o deixa em 14º colocação no ranking da produção de mel no país.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet