Cuiabá, domingo, 28/04/2024
00:49:26
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/11/2023 às 13:39

AMPLIAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES

Embaixador destaca ação de Mato Grosso ao buscar comércio com a Índia

Kenneth Nóbrega afirmou que a grande população indiana representa um mercado significativo para Mato Grosso

Leiagora

Embaixador destaca ação de Mato Grosso ao buscar comércio com a Índia

Foto: Márcio Batista/MRE

O embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Nóbrega, destacou o acerto do Governo de Mato Grosso ao buscar fortalecer a relação de comércio bilateral com os indianos. 

A declaração ocorreu durante o primeiro dia de reuniões da delegação mato-grossense na Índia, promovidas em conjunto com o Sebrae e a Apex, nesta segunda-feira (13). A comitiva desembarcou em Nova Dehli após encerrarem os trabalhos na China.

“É uma missão muito oportuna. Nós estamos vivendo um momento de expansão do comércio bilateral e também de aproximação das relações mútuas de investimento”, afirmou o embaixador. 

O diplomata ressaltou que a Índia é um país em constante crescimento e, segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ritmo deve permanecer até 2030. 

Segundo Kenneth, a grande população da Índia representa um mercado significativo para os produtos mato-grossenses.  

“A Índia representa um mercado de 1,4 bilhão de pessoas que estão ascendendo, progressivamente, à classe média. Portanto, a demanda por alimentos e de produtos deverá aumentar muito nos próximos anos. É uma grande oportunidade para o Governo de Mato Grosso e para o Brasil de modo geral”, destacou. 

O governador Mauro Mendes também pontuou a importância de fortalecer essa relação, que deve abrir novos mercados para a venda dos alimentos produzidos em Mato Grosso.

“Foram encontros institucionais muito importantes, em que mostramos as oportunidades de ampliarmos essa cooperação. Também promovemos encontros entre empresários e empreendedores mato-grossenses e indianos para demonstrar os pontos positivos de estabelecermos uma relação mais ativa”, relatou. 

Com uma população seis vezes maior que a do Brasil, a Índia é um grande mercado que pode fazer Mato Grosso crescer ainda mais, segundo Mauro Mendes.

“Tenho absoluta convicção de que fazer negócio com a Índia vai ampliar as exportações dos produtos de Mato Grosso para o mundo. E com a parceria entre os empreendedores e empresas, isso vai trazer muitas oportunidades para nós”. 

Comitiva

Os encontros na Índia foram acompanhados pela primeira-dama Virginia Mendes, os secretários de Estado César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública).

Também compõem a comitiva os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de representantes de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Famato e Sebrae.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet