Representantes da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e da Energisa Mato Grosso se reuniram, na manhã desta quinta-feira (16), na sede da entidade, em Cuiabá, e discutiram demandas para melhorar as redes de energia dos produtores rurais do estado.
A Aprosoja-MT foi representada pelo coordenador da Comissão de Política Agrícola, Tiago Stefanello, acompanhado da gerente de Política Agrícola, Rosicler Saporski e pelo delegado coordenador do núcleo de Lucas do Rio Verde, Daniel Schwartz, além da advogada e analista da Comissão de Política, Mayara Nunes.
Segundo Rosicler Saporski, com o crescimento do estado, novas demandas têm surgido e a Aprosoja-MT tenta acordos para que as redes de energia consigam atender aos produtores.
“Nós precisamos de investimentos para ampliar a rede energética e precisamos de manutenção, porque hoje nós temos muitas redes ainda monofásicas e precisamos que sejam trifásicas, para poder dar conta da demanda, pois o estado cresceu e a rede energética não conseguiu alcançar esse mesmo patamar de crescimento”, disse.
Além disso, outras demandas sobre energia elétrica podem surgir. Para isso, segundo Daniel Schwartz, é importante que os produtores encaminhem sugestões aos delegados de cada núcleo para que sejam repassados à Energisa.
“É muito importante que o produtor rural traga as demandas sobre energia elétrica, para podermos levá-las ao presidente da Energisa e com isso conseguirmos construir um plano, e sanar esses problemas. Acho que é muito importante essa abertura com a Energisa. A Aprosoja-MT vem fazendo essa ponte e vai facilitar muito”, afirmou.
Segundo o diretor técnico da Energisa-MT, Fabrício Medeiros, a troca de informações entre a concessionária de energia e a Aprosoja-MT é importante para que os problemas que atingem os produtores sejam solucionados.
“O nosso objetivo, enquanto concessionária de energia elétrica, é sempre estar prestando o melhor serviço. Então é importante estar aqui e ouvir onde estão os problemas, para a gente poder ir lá e resolver. E também falar de algumas parcerias que são possíveis de fazer, de algumas ajudas que a gente eventualmente precise”, encerrou.
A reunião não foi a primeira entre as entidades, que já se reuniram no dia 1º de agosto. A tendência é de que Aprosoja-MT e Energisa-MT voltem a discutir demandas energéticas em busca de soluções para os produtores.
Assessoria