Cuiabá, domingo, 28/04/2024
02:14:15
informe o texto

Notícias / Geral

18/11/2023 às 17:03

RETROCESSO

CDL Cuiabá repudia mudanças em portaria relacionada a trabalhos aos sábados e domingos

Para a entidade, o despacho representa um anacronismo significativo nos direitos conquistados pelos trabalhadores e nas dinâmicas do ambiente empresarial

Leiagora

CDL Cuiabá repudia mudanças em portaria relacionada a trabalhos aos sábados e domingos

Foto: CDL Cuiabá

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) classificou como “retrocesso” a recente decisão do Governo Federal em revogação parcial da Portaria nº 661/2021 do Ministério do Trabalho e Emprego, conforme publicação da Portaria nº 3.665/2023, que trata da autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados. 

Em nota de repúdio divulgada nessa sexta-feira (17), a entidade diz que o despacho representa um anacronismo significativo nos direitos conquistados pelos trabalhadores e nas dinâmicas do ambiente empresarial.

Isso, porque, com a revogação, agora é necessária autorização em convenção coletiva entre sindicatos e patrões para os trabalhadores de 13 segmentos do setor de comércio e serviços que laboram aos sábados e domingos. 

Diante disso, a CLD repudia tal decisão. ”Essa medida impõe uma burocracia adicional e uma complexidade desnecessária na relação entre empregadores e empregados, comprometendo a autonomia e a liberdade de trabalho, além de criar entraves à organização das jornadas laborais, disse.

A entidade solicita a revisão desta decisão, tendo em vista o impacto negativo que ela acarreta no tecido social e econômico. “É imperativo o diálogo aberto e a busca por soluções que preservem os direitos laborais e promovam um ambiente de trabalho justo e equitativo para todos”, completou.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet