Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:31:22
informe o texto

Notícias / Política

25/11/2023 às 11:05

PROPOSTA

Secretário aposta no repovoamento do Pantanal como forma de prevenir incêndios nos próximos anos

Isso, porque segundo ele, grande parte das queimadas estão sendo registradas em áreas privadas

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Secretário aposta no repovoamento do Pantanal como forma de prevenir incêndios nos próximos anos

Foto: Mayke Toscano/Secom

O secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, acredita que o governo do Estado deva apostar no repovoamento do Pantanal como forma de prevenir incêndios em períodos de seca nos próximos anos. Isso, porque segundo ele, grande parte das queimadas estão sendo registradas em áreas privadas.
 
“Eu estava olhando os números e 78% das queimadas no Pantanal estão nas áreas privadas. Dos 500 e tantos mil hectares queimados até anteontem, quase 480 mil estavam e áreas privadas. Isso quer dizer que nós precisamos conseguir fazer com que o pantaneiro possa repovoar o pantanal e cuidar da sua área”, reforçou.
 
O integrante do primeiro escalão estadual acredita que o Estado deva apostar nesse trabalho como forma de prevenção. “A gente precisa fazer um trabalho preventivo muito maior, e um deles é possibilitar com que a gente volte a ter uma renovação da pastagem, com passagens adequadas para aquele meio ambiente. A gente precisa ter novamente a pecuária atuando no nosso pantanal para que possa nos ajudar no combate ao incêndio”, completou.
 
O avanço das queimadas no Pantanal tem preocupado os agentes públicos, tendo em vista a rápida evolução nos últimos dias. Garcia admite que houve falhas no combate ao incêndio, mas evita prolongar o assunto e diz que o momento é de trazer soluções.
 
“Lógico que quando você tem um incêndio em grandes proporções erros aconteceram, mas estamos trabalhando com soluções. O combate e na prevenção”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet