Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:06:08
informe o texto

Notícias / Política

22/11/2023 às 16:50

DEMORA NO COMBATE

Deputado avalia que atraso no início do combate agravou incêndios do Pantanal

Fogo deu uma trégua no feriado da Consciência Negra devido às chuvas registrada em quase todo o Estado

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Deputado avalia que atraso no início do combate agravou incêndios do Pantanal

Foto: Marcos Lopes/ALMT

O deputado estadual Júlio Campos (União) avalia que houve demora para iniciar o combate ao incêndio no Pantanal por parte do governo do Estado e isso teria situação resultado na gravidade registrada na região nas últimas semanas. Ele afirma que o fogo começou na região há mais de dois meses, mas o combate em si só começou a ser feito há 15 dias.

“Com muita tristeza, fiquei bastante preocupado pelo atraso que o governo do estado, governo federal, entenderam esse incêndio. Há mais de dois meses esse incêndio começou e poucas providências foram tomadas”, enfatizou.

O fogo deu uma trégua no feriado da Consciência Negra devido às chuvas registrada em quase todo o Estado. “Agora, São Pedro mandou uma chuva para apagar o fogo, mas o desastre ecológico foi total. Prejuízo de milhões de pássaros, de jacarés, capivaras, onças, répteis foram mortos nesse incêndio que atingiu mais de 1/3 do território pantaneiro de Mato Grosso”, completou.

As queimadas no pantanal mato-grossense,
 registradas desde o final do mês passado, preocuparam as autoridades, tendo em vista a dimensão do fogo e a sua capacidade de destruição. Na semana passada, inclusive, o Governo do Estado baixou um decreto prorrogando o período proibitivo para queimadas no Estado até 30 de novembro. 

A decisão leva em conta as condições climáticas favoráveis às ocorrências de queimadas e incêndios florestais, decorrentes do uso de fogo na vegetação, que colocam em risco a saúde, a qualidade de vida e a segurança da população. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet