Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:44:08
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

21/11/2023 às 19:40

ESTUDO DE MEDIDAS

Mauro apresenta três estratégias para conter restrições impostas pela Moratória da Soja

O governador pretende se reunir com o presidente da Abiove, criar uma nova lei e adotar medidas políticas e judiciais

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Mauro apresenta três estratégias para conter restrições impostas pela Moratória da Soja

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

O governador Mauro Mendes (União) esteve reunido nesta tarde (21) com alguns representantes de entidades vinculadas ao agronegócio e prefeitos no intuito de debater estratégias para conter as restrições impostas pela Moratória da Soja no estado. As medidas incluem: uma reunião com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove); a criação de uma lei estadual que limite a ação de ONGs; e a adoção de medidas judiciais e políticas.

“Então, nós temos que ter uma estratégia e eu não sei qual é neste momento, mas a primeira delas que eu vou fazer é o seguinte: vou ligar para o presidente da Abiove e vou convidá-lo para vir aqui falar conosco”, disse após elencar que apesar de não concordar com a ação das trades, o estado é dependente das empresas para poder exportar commodities.

Acontece que as entidades e representantes políticos da região amazônica de Mato Grosso criticam a Moratória da Soja, criada pelas Abiove e pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec)
, porque o tratado estipula que propriedades devem produzir com desmatamento zero, a contar de 2008, marco estabelecido no acordo. Isso vai de encontro ao Código Florestal Brasileiro, que admite até 20% de desmatamento para a produção.

Diante disso, o chefe do Executivo estadual explica que desde a viagem à Ásia chegou a debater com os presidentes da Famato-MT e Aprosoja-MT, respectivamente Vilmondes Tomain e Fernando Cadore, estratégias judiciais e políticas para frear as empresas signatárias da Moratória, como é o caso do Grupo Amaggi, Cargill, Bunge, Agro Amazônia, entre outras. 

“Nós temos que, juntos com as entidades, estudar algum mecanismo que a gente possa legalmente mover ações no âmbito do Cad [...] Vamos estudar uma denúncia formal no Ministério Público Estadual, Federal. [...] É uma lei desse país que foi debatida durante mais de 20 anos, uma das leis mais emblemáticas aprovadas e agora vem um cara e diz que ‘não respeito isso aí, eu tenho minha regra aqui, minha regra é maior que a sua lei’. Não podemos tolerar isso, inclusive vou denunciar isso para o presidente do Senado e presidente da Câmara Federal”, disse.

Somado a isso, Mendes avalia criar, junto da secretária de estado de meio ambiente Mauren Lazzaretti e também da Procuradoria-Geral de Mato Grosso, uma lei que deve passar, segundo ele, na Assembleia Legislativa na próxima semana.

“Vou estudar mecanismos legais e que parem de pé para também criar sanções que o estado possa fazer contra essas empresas. [...] Uma lei que a gente proíbe no âmbito do Estado de Mato Grosso qualquer ONG que defenda, que divulgue, que pratique, que incite qualquer descumprimento do Código Florestal Brasileiro a participar de qualquer fórum aqui, de participar de Consema, de participar de qualquer mecanismo no âmbito do Governo do Estado de Mato Grosso”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet