Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
11:48:19
informe o texto

Notícias / Política

25/11/2023 às 14:16

EMBATE INTERNO

'A impressão que eu tenho da Rosa é que ela jogou a toalha', diz presidente do PT após carta de Rosa Neide

Ainda conforme Bob Almeida, a decisão da diretora da Conab é vista como desrespeitosa quanto ao processo eleitoral da sigla

Luíza Vieira

'A impressão que eu tenho da Rosa é que ela jogou a toalha', diz presidente do PT após carta de Rosa Neide

Foto: Reprodução

Ao deixar de inscrever chapa para participar das prévias do Partido dos Trabalhadores, a ex-deputada federal e diretora da Conab, Rosa Neide, causou um certo desconforto no diretório municipal. Para o presidente do PT em Cuiabá, Bob Almeida, a impressão que ficou é de que a colega 'jogou a toalha'. Ao conversar sobre o assunto com o Leiagora, o dirigente considerou como desrespeitosa a decisão. 

“A impressão que eu tenho da Rosa é que ela jogou a toalha. [...] Mas essa posição dela é muito ruim, eu vejo de uma forma que desrespeita o partido, né? A partir do momento que eu me submeto a participar do processo e lá no final do processo, na hora de finalizar tudo, refuta o pedido, é muito ruim”, considerou.

Acontece que a diretora do Conab e o deputado estadual Ludio Cabral (PT) travam uma batalha interna na sigla petista que teve seu primeiro passo ofical quando ambos se inscreveram como pré-candidatos à prefeitura de Cuiabá em 2024. 

Leia tambémCandidatura do PT em Cuiabá pode ser decidida pela direção nacional da Federação

De lá para cá, houve também uma eleição no diretório que definiria o escolhido caso um dos pré-candidatos alcançasse mais de dois terços dos votos. O que não ocorreu. O próximo passo seria a eleição por meio de delegados que mobilizaria toda a base da sigla para a definição. O encontro está marcado o dia 2 de dezembro.

Acontece que a ex-deputada federal afirmou nas redes sociais que não irá formar chapa no embate. “As tendências e coletivos que apoiam minha pré-candidatura decidiram não inscrever chapa para disputar as eleições para escolha de delegados e delegadas, em 26 de novembro. Também anuncio que não participaremos como delegados e delegadas do encontro do dia 02 de dezembro”, conforme trecho de sua publicação.

O que, segundo o presidente municipal, configura o seguinte cenário: “A Rosa está inscrita para o encontro, ela vai estar na cédula de votação do encontro. O que ela não vai ter é uma chapa para defender ela. Ao todo, 152 delegados que serão eleitos, ou seja em tese, o Ludio foi o único que inscreveu chapa, tem 152 votos no encontro, em tese, pode ser que alguém que esteja na chapa dele possa decidir não votar. Mas em tese cada candidato escreve uma chapa”, explicou.

Ainda conforme o presidente o processo não está sendo acelerado assim como considerou Rosa Neide em sua publicação, segundo Bob isso faz parte do processo que, segundo ele, segue as regras do Estatuto do PT e as direções do Diretório Nacional. Ele diz ainda que por decidir não ter feito parte do processo municipal, Rosa não conseguirá o apoio da nacional no ‘tapetão’.

“Não vai acontecer, por exemplo, do Ludio ser escolhido candidato [depois] retirado e colocado a Rosa. Claro que quem homologa a candidatura é a direção nacional, mas a direção nacional não vai tirar o Ludio para colocar a Rosa que não participou do processo” e ainda completa: ​“o Diretório Nacional neste caso, por ela não ter se inscrito, eles não vão intervir aqui. Não existe essa possibilidade, de mudar o resultado, de tapetão, isso está fora de cogitação".

Ainda em 2010 candidatos do PT passaram por situação parecida por conta da disputa interna. A divisão dentro da sigla, apesar dos muitos votos dos candidatos, culminou com a derrota tanto de Carlos Abicalil ao Senado, quanto de Serys Slhessarenko na Câmara Federal, e a redução da legenda no estado.

Bob admite que a situação pode sim mudar de figura na decisão da 'Federação Brasil da Esperança', formada pelo PT, PCdoB e PV. Já que José Roberto Stopa também é pré-candidato pelo Partido Verde.

“É claro que lá no final, na Federação é outra história. O nome do Lúdio provavelmente será aprovado no dia dois dentro do PT, aí vai para a Federação e aí é outro caminho, outro processo”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet