Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
15:46:56
informe o texto

Notícias / Política

23/11/2023 às 09:03

CONFUSÃO INTERNA

Carta de Rosa Neide causa guerra de interpretações dentro do PT

Enquanto alguns alegam que Rosa teria jogado a toalha, o diretório estadual alega que a pré-candidatura será definida somente em abril

Luíza Vieira

Carta de Rosa Neide causa guerra de interpretações dentro do PT

Foto: Reprodução

Uma carta publicada pela diretora da Conab e pré-candidata à prefeitura de Cuiabá,  Rosa Neide (PT), tem dividido opiniões dentro do Partido dos Trabalhadores. Isso porque de um lado o presidente do Diretório Estadual, Valdir Barranco, alega que uma resolução determina que o pré-candidato da sigla pode ser definido até abril. Enquanto que o presidente do diretório Municipal, Bob Almeida argumenta que por decisão do municipal, a determinação deve sair ainda este mês e chega a afirmar que a 'companheira' jogou a toalha. 

Apesar de afirmar que a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, havia determinado que a definição do candidato à disputa pelo Palácio Alencastro deveria sair ainda este ano, Barranco explica que em nova reunião foi estabelecido um novo prazo: “Era o interesse dela naquele momento. Mas o Diretório Nacional, depois em reunião, aprovou uma resolução e estabeleceu a data de abril”.

Em contrapartida, o presidente do municipal nega a existência dessa nova reunião, ele afirma que a resolução estabelecida ainda em setembro garante a possibilidade de que a decisão se estenda até o ano que vem, no entanto a medida vale apenas para cidades que não terão candidatura própria do PT. No entanto admite que o texto pode gerar dupla interpretação.

“Está escrito assim ‘Diretórios municipais que não definirem os dois terços’, tem que convocar encontro ou fazer prévia no máximo até abril. Mas os municípios que têm candidatura, tem que definir até novembro, que é o nosso caso”, considerou. 

No caso dos pré-candidatos Rosa Neide e o deputado estadual Ludio Cabral, também não houve, na última votação interna, uma definição que consagrasse a um dos candidatos os dois terços que definiriam o nome do Partido dos Trabalhadores para o ano que vem. Desse modo, o texto acaba abrindo margem para um novo sentido. Ao que Bob considerou, quando questionado se caberia uma diferente interpretação:

“Cabe quando interessa. No caso do Barranco interessa para eles ficarem protelando, não cabe decidir agora. Não é interessante (...) O Barranco fica falando isso porque para o grupo político dele, que é o mesmo grupo da Rosa, interessa não definir agora, ficar protelando. (...) O Diretório decidiu por unanimidade o dia 30 de novembro”, afirmou.

Bob garantiu que o Diretório Municipal tem total autonomia para definir que o pré-candidato será determinado até 30 de novembro, como acatado de forma unânime entre os membros.

“Toda autonomia, sem intervenção de estadual ou nacional. Não existe isso (...) “O diretório [municipal] já decidiu até 30 de novembro que é a primeira parte da resolução. Cabe ao municipal. Não cabe ao estadual”. 

A confusão se iniciou após a ex-deputada federal publicar uma carta aberta em seu Instagram afirmando que não participaria da próxima eleição interna da sigla, que ocorrerá no dia dois de dezembro e que deve mobilizar a ação de 152 delegados do partido que deverão votar entre ela ou Ludio. Na postagem Rosa Neide considera a ação precipitada. (confira a postagem abaixo)

Vale lembrar, quem em 2010 o PT passou por prévias, na época para escolher quem seria o candidato ao Senado: Carlos Abicalil e Serys Slhessarenko. Porém, a disputa interna foi 'sangrenta' e acabou prejudicando o partido. E apesar de Abicalil ter vencido a briga no partido, nem ele e nem Serys foram eleitos, reduzindo a legenda em Mato Grosso. 

No entanto, a estratégia de levar a decisão para o encontro de delegados tem a preferência de Lúdio, que pretende usar isso a seu favor no debate com a Nacional do PT, onde a maioria é ligada ao grupo de Rosa e Barranco e, assim, o parlamentar pode usar da preferência da militância, base do partido, para pressionar lideranças como a Gleisi. 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Professora Rosa Neide (@prof_rosaneide)

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet