Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:25:49
informe o texto

Notícias / Política

30/11/2023 às 16:00

'PSD LIMITADO'

Com aval de Blairo, PP sonda Botelho e apresenta proposta que amplia arco de alianças para 2024

Embora o PSD, de Carlos Fávaro, seja o mais provável, PP sonha com filiação de Botelho, que ainda não resolveu impasse no União, de Mauro Mendes

Da Redação - Renan Marcel / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Com aval de Blairo, PP sonda Botelho e apresenta proposta que amplia arco de alianças para 2024

Foto: JL Siqueira/ALMT

Mesmo com o PSD à frente nas tratativas para a filiação do deputado Eduardo Botelho, caso ele deixe realmente o União Brasil, o Partido Progressista segue sondando o parlamentar, com apoio dos ex-senadores Cidinho Santos e Blairo Maggi. A legenda acredita que pode contribuir mais com a candidatura de Botelho à Prefeitura de Cuiabá em 2024, uma vez que, na migração para o PSD, Botelho se colocará no grupo de oposição ao governador Mauro Mendes (União), o que pode implicar em restrições nas alianças partidárias. Por isso, o PP se vê com alguma vantagem ao possibilitar um arco de alianças maior, sobretudo no segundo turno.

"Há uma conversa nos bastidores e o Botelho está sendo disputado por vários partidos, tem o PSD que fez o convite oficial, mas o Progressista entende que ele teria uma facilidade muito grande em construir uma aliança em torno do PP. Somos um partido bem articulado em Brasília e aqui em Mato Grosso não temos restrições a nenhum outro partido, somos da base do governador Mauro Mendes, que não tem restrições ao PP. Então, acredito que é mais fácil criar um cenário de eleição do Botelho dentro do Progressista", avaliou o deputado Paulo Araújo, presidente do PP em Mato Grosso. 

Apesar disso, ele reconhece que o nome do presidente da Assembleia está inserido dentro de vários cenários, inclusive o que prevê a permanência de Botelho no União.

Para isso, contudo, o embate interno entre Botelho e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, precisa ser mediado pelo núcleo duro da legenda. Fábio tem a preferência de Mauro. "O governador gosta do Botelho, tem uma boa relação e tem tudo para superar essas questões, com o Botelho permanecendo no partido. Não tem um cenário horrível na relação entre Botelho e Mauro dentro do União Brasil", assegura.

A proposta do PP já foi conversada diretamente com Botelho recentemente, segundo Paulo Araújo. Ele conta que deixou clara a avaliação dos membros do partido, Cidinho e Blairo. "Conversei com eles antes de fazer o convite e todo mundo quer o Botelho, Cidinho quer e o Blairo, mesmo afastado, acha que ele reúne as condições para ser prefeito de Cuiabá. 

"O PP não tem problema nenhum em apoiar o candidato do União ou do PSD. Agora, estou fazendo uma análise técnica: temos de um lado o ministro da Agricultura Carlos Fávaro, que faz oposição ao governo, temos aí uma briga política de partidos. Vamos discutir esses cenários até eles se consolidarem. Eu acho que o Botelho se filiando ao Progressista ele tem condições de alavancar uma candidatura mais consolidada, com menos restrições, tendo o apoio de outros partidos. No PP ele terá uma flexibilidade muito grande de arregimentar apoio para sua eleição, inclusive no segundo turno".
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet