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Notícias / Política

05/12/2023 às 14:02

MELHORIAS EM 2024

Força-tarefa de CPI e Ministério das Comunicações levantam problemas de telefonia móvel em Cuiabá

Operadoras terão seis meses para corrigir problemas detectados por fiscais e pelos deputados estaduais

Jardel P. Arruda e Paulo Henrique Fanaia

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizam testes de qualidade do sinal de telefonia móvel na Região Metropolitana de Cuiabá a partir desta terça-feira (5) até o fim da semana. Os testes são feitos nos locais com maior índice de reclamações, como o entorno do Terminal do CPA 1 e o entorno do Terminal André Maggi, em Várzea Grande, na chamada Blitz da Telefonia.

Em 30 dias, o relatório produzido pelos dados coletados pelos fiscais da Anatel e o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia serão enviados para o Ministério da Comunicação, que vai notificar as operadoras, que terão mais 30 dias para responder como vão corrigir os problemas e mais seis meses para implantar as soluções.

“Findada a blitz teremos 30 dias para ter um relatório na mão. Com o resultado, notificamos as operadoras e eles terão mais 30 dias para as operadoras darem uma resposta [...], depois mais seis meses para resolver o problema e aí a blitz volta aqui para testar”, explicou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que esteve pessoalmente em Cuiabá para lançar a ação nesta terça-feira.

Com isso, até meados de julho de 2024, problemas relacionados à telefonia em Mato Grosso podem ser solucionados. A vinda da Blitz da Telefonia é um dos resultados da CPI da Telefonia, que tramitou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Há duas semanas, o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), o relator da comissão, deputado dr. Eugênio (PSB), e o presidente da CPI, Diego Guimarães (Republicanos), se reuniram em Brasília ministro das Telecomunicações, Juscelino Filho, para explicar os problemas levantados pela Comissão Parlamentar de Inquérito.

A resposta foi a realização da Blitz, a segunda no Brasil, e a garantia do recebimento do relatório da CPI da Telefonia pela Anatel. “As reclamações chegaram de todos os lados. [..] A gente percebeu que as pessoas têm a sensação de que pagam por um serviço que é entregue de maneira deficiente”, disse Diego Guimarães, presidente da comissão, também presente no lançamento da Blitz.
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