Cuiabá, domingo, 25/02/2024
11:26:20
informe o texto

Notícias / Geral

07/12/2023 às 18:41

NOVIDADE

Unimed Cuiabá inaugura clínica para tratar todos os níveis de autismo

As salas são adaptadas para que os pais acompanhem tudo de perto

Leiagora

Unimed Cuiabá inaugura clínica para tratar todos os níveis de autismo

Foto: Assessoria

Um novo espaço promete revolucionar o tratamento do autismo em Mato Grosso, construído para acolher todos os níveis de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Na quarta-feira (6), a Unimed Cuiabá inaugurou sua Unidade Multidiscliplinar de Terapias Especiais, trazendo novidades para o tratamento de transtornos globais do desenvolvimento, por meio da música (musicoterapia), das sensações (jardim sensorial) e da repetição (casa terapêutica). 

“O crescimento exponencial dos casos de TEA nos últimos anos impôs a necessidade de ampliar o atendimento, que é sempre multidisciplinar. Assim nasceu este empreendimento, pensado e equipado com o que existe de mais moderno no mercado, além de 20 consultórios que ajudam a posicionar a Unimed Cuiabá como referência neste tipo de tratamento”, explica o diretor-presidente da Cooperativa, Dr. Carlos Bouret. 

Segundo ele, trata-se da primeira clínica em Cuiabá a utilizar protocolo nível padrão ouro, com núcleo de acolhimento e psicologia também para os pais, influindo positivamente na jornada do paciente, além de incentivar o treinamento parental com a realização de oficinas e grupos terapêuticos. Para os pequenos, a unidade oferece circuito de rotina completo, com atividades corriqueiras como escovar os dentes, manejar os alimentos e identificar os perigos da cozinha. 

As salas são adaptadas para que os pais acompanhem tudo de perto. “Isso traz segurança aos familiares. Os vidros refletivos nas portas permitem ver do lado de fora, sem interferir no ambiente interno. Também é possível conferir as terapias ao vivo, graças ao sistema de áudio e vídeo instalado nos espaços”, detalha a superintendente de Recursos Próprios da Unimed Cuiabá, Eliane Winter. “São detalhes pensados para acolher, incluindo móveis em madeira, cantos arredondados e cores que acalmam”, finalizou.

Toda jornada começa no Núcleo de Avaliação de Diagnóstico e Evolução Terapêutica, composto por pediatra com formação em neurologia infantil e psicólogo especialista em Análise do Comportamento Autista (ABA), responsáveis pelo plano terapêutico personalizado para cada paciente. A equipe multidisciplinar é formada ainda por psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e psicomotricista, somando mais de 50 profissionais. 

Projeto Sustentável - A arquitetura também impressiona, assinada pela cuiabana Adriana Bussik. São 1.443 m2 de área construída, em terreno de 4.000 m2, com dois prédios abrigando o núcleo de Terapias Especiais e ainda o núcleo de Fisioterapia, a ser inaugurado em 2024. Na área externa, o projeto preservou árvores já existentes, tem piso drenante para maior permeabilidade do solo, e armazenamento de água da chuva para irrigação do jardim e limpeza do calçamento.

Serviço - A Unidade Multidisciplinar de Terapias Especiais é um espaço exclusivo para clientes do Sistema Unimed, localizado na Rua Cel. Benedito Leite, s/nº, ao lado do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, região Centro-Sul de Cuiabá. Funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 19h. Informações e agendamento pelo telefone (65) 3612-8862 ou WhatsApp (65) 99984-3210
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet