Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:03:23
informe o texto

Notícias / Polícia

12/12/2023 às 07:10

OPERAÇÃO MARCA D'ÁGUA

Vídeo | PF desarticula grupo criminoso que falsifica documentos; CNH era a mais vendida

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres, sendo dois em Cuiabá e um em Firminópolis/GO

Leiagora

​<Font color=Orange> Vídeo </font color> | PF desarticula grupo criminoso que falsifica documentos; CNH era a mais vendida

Foto: reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, (12), a Operação Marca D’água, que tem objetivo de desarticular grupo criminoso voltado à confecção e venda de documentos públicos falsificados nos estados de Mato Grosso e Goiás.  Dentre os diversos documentos públicos, destaca-se a falsificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como principal  atividade do grupo.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres/MT, sendo dois em Cuiabá/MT e um em Firminópolis/GO, onde a Polícia Militar prestou apoio à operação.

As investigações se iniciaram a partir de abordagem realizada pela Polícia Rodoviária Federal, no município de Pontes e Lacerda/MT em dezembro de 2022, quando um caminhoneiro apresentou CNH falsificada. O preso foi conduzido até a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres e, em depoimento, indicou como suposto vendedor do documento um despachante de Cuiabá.

Durante o inquérito, ficou constatado que o caminhoneiro não era apenas um comprador, mas que também fazia parte da associação criminosa,sendo responsável pela intermediação entre compradores e falsários.

Os indícios apontam que os documentos falsificados eram produzidos no estado de Goiás e enviados a Mato Grosso, onde os intermediários realizavam a venda.

Os investigados poderão responder pelos crimes de falsificação de documento público (artigo 297 do Código Penal) e associação criminosa (artigo 288 do Código Penal), cujas penas podem chegar a 09 (nove) anos de reclusão e multa.

   
Assessoria/PF-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet