Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
15:44:48
informe o texto

Notícias / Política

12/12/2023 às 19:38

MANIFESTAÇÃO NACIONAL

ONG denuncia violação aos diretos humanos em presídios e protocola abaixo-assinado no TJ

Ato tem objetivo de apoiar a recente decisão do STF sobre dignidade humana no sistema prisional

Kamila Arruda

ONG denuncia violação aos diretos humanos em presídios e protocola abaixo-assinado no TJ

Foto: Reprodução

Com o intuito de fomentar o apoio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a dignidade humana no sistema prisional, o Instituto Anjos da Liberdade promove nesta quarta-feira (13) um ato nacional em prol dos direitos dos presos. O ato ocorre simultaneamente em todas as capitais brasileiras.

Em Mato Grosso, contudo, o ato será simbólico. Isso, porque a Organização Não Governamental (ONG) responsável pelo evento apenas entregará um protocolo com uma série de reivindicações ao Tribunal de Justiça e também à Casa Civil.

Advogados e familiares de internos denunciam uma série de violações dos direitos humanos que estariam sendo praticadas dentro das principais unidades penais de Mato Grosso e de outros estados brasileiros.

No documento, eles frisam que as principais reclamações são quanto à falta de alimentação adequada, abuso de autoridade por parte dos agentes prisionais, acesso a produtos de higiene, calor e oferta de trabalho e estudo para remissão da pena.

Conforme relatos de presos colhidos pelo Instituto, comida estragada são corriqueiros nos presídios, e mesmo assim são distribuídas para os detentos. A quantidade de refeições servidas diariamente também é uma queixa, uma vez que são insuficientes para as necessidades de nutrição dos internos nas unidades penais.

Outro ponto relatado é quanto a abuso da autoridade penal para com os familiares e o próprio preso. Além disso, há grande reclamação quanto ao acesso a tratamento médico e remédios.

A manifestação é reflexo de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em outubro deste ano reconheceu a violação massiva de direitos fundamentais no sistema prisional brasileiro. 

Com a conclusão do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, o Tribunal deu prazo de seis meses para que o governo federal elabore um plano de intervenção para resolver a situação, com diretrizes para reduzir a superlotação dos presídios, o número de presos provisórios e a permanência em regime mais severo ou por tempo superior ao da pena.

O documento com as denúncias, juntamente com um abaixo-assinado contendo cerca de 300 assinaturas de familiares dos internos do sistema prisional em apoio a pauta de reivindicações, será protocolado como forma de protesto e pedido de providências.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet