Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:43:59
informe o texto

Notícias / Geral

13/12/2023 às 12:43

MEDIDA DE SEGURANÇA

Secretária afirma que sugeriu ao ICMbio a construção de um túnel na estrada de Chapada

A intenção é amenizar o impacto de eventuais deslizamentos na região, como ocorreu nesta semana

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Secretária afirma que sugeriu ao ICMbio a construção de um túnel na estrada de Chapada

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, afirma que o Governo do Estado já apresentou ao ICMBio uma proposta para a construção de um túnel nas proximidades do Portão do Inferno, localizada na MT-251, em Chapada do Guimarães. A intenção é amenizar o impacto de eventuais deslizamentos na região, como ocorreu nesta semana.
 
“Autorização formal não conseguimos fazer porque teríamos que ter um estudo total. O que o estado está fazendo é apresentando as informações que nós temos, mostrando que tem uma sensibilidade, e colocando uma alternativa para construir um túnel para que seja previamente avaliado. Nós precisamos que o ICMBio recepcione, avalie e diga o que precisa. Estamos nesse diálogo”, revelou, na manhã desta quarta-feira (13).
 
Na última segunda-feira (11) foram registrados dois deslizamentos na região do Portão do Inferno, sendo um durante a tarde e outro no período da noite. O fato fez com que o governo do Estado proibisse o tráfego de veículos pesados na região.
 
Mauren destaca que o governo de Mato Grosso não pode fazer qualquer intervenção no local, e cobra um posicionamento do governo federal.

“Nós fazemos o monitoramento e todo evento também é informado ao ICMBio. Vocês querem que eu faça uma intervenção que eu não posso fazer, eu não tenho autorização para fazer uma intervenção em uma unidade de conservação federal”, disse reafirmando que o Estado vem fazendo tudo o que é permitido.
 
“O que nós estamos fazendo é pedir ao gestor da unidade de conservação que também faça essa avaliação, que também é uma obrigação dele. Nós temos uma sobreposição de duas unidades de conservação e compartilhar as decisões. Até onde cabe o estado, sozinho, dentro dos seus limites, ele fez, com o que excede é preciso de autorização”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet