Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:14:42
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

20/12/2023 às 17:04

REDUZINDO DESPESA

Mendes anuncia contingenciamento de gastos devido à queda na próxima safra

Isso, porque a estimativa é que haja uma queda de, pelo menos, 20% na produção

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Mendes anuncia contingenciamento de gastos devido à queda na próxima safra

Foto: Secom-MT

Mato Grosso irá começar o ano fazendo contingenciamento de gastos devido à queda na produção da próxima Safra, causada pela intensa estiagem. A informação é do governador Mauro Mendes (União), que afirma que todos os setores serão atingidos.

Isso, porque a estimativa é que haja uma queda de, pelo menos, 20% na produção. “A expectativa inicial é que nós tenhamos um piso de perda de 20%, ou seja, 20 milhões de toneladas. Isso vai ser muito impactante em todas as nossas receitas, tanto diretamente no Fethab, como também na atividade econômica como um todo, porque menos produção é menos consumo de óleo diesel, menos transporte de pneu, e toda uma grande cadeia que está envolvida no agronegócio do nosso estado”, completou.

Por conta disso, o Governo do Estado já acendeu as luzes amarelas. “O plano é começar o ano com um nível de contingenciamento, segurando a despesa para evitar que o estado volte a ser aquele estado de um passado não tão distante, que compra e não paga, que atrasou salário, que não honrou o compromisso com fornecedores. Então, vamos começar o ano com contingenciamento, segurando as despesas e contratações do governo”, reforçou.

Leia também - Sinal Amarelo: Mauro alerta que safra 2023/2024 terá queda de 20% na soja e 30% no milho

Mendes, contudo, ainda não sabe dizer quais as áreas que serão mais afetadas com esse corte de despesas. “Isso vai ser objeto de um planejamento, que começa no mês de janeiro, quando nós tivermos dados mais concretos, mais consistentes e reais, do tamanho de queda que teremos na safra e na arrecadação”, finalizou.

Nos últimos anos, Mato Grosso contuou com uma sequência de recordes quanto à produção de soja, que agora terá um declínio significativo. Conforme a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado terá a maior queda na produção de grãos em todo o país, o que equivale a 14,6%.

A principal responsável pelo declínio foi a falta de chuvas, em períodos comumente mais chuvosos no ano. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet