Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:19:42
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

21/12/2023 às 14:02

ECONOMIA

BC sobe para 3% previsão de alta do PIB em 2023 e reduz chance de estouro da meta de inflação a 17%

Informações constam no relatório do quarto trimestre deste ano sobre tema, divulgado pelo Banco Central

Do G1

BC sobe para 3% previsão de alta do PIB em 2023 e reduz chance de estouro da meta de inflação a 17%

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

O Banco Central elevou de 2,9% para 3% sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A informação consta do relatório de inflação do terceiro trimestre, divulgado nesta quinta-feira (21).

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.

Se o PIB cresce, significa que a economia vai bem e produz mais. Se o PIB cai, quer dizer que a economia está encolhendo. Ou seja, o consumo e o investimento total é menor. Nem sempre, entretanto, a alta do PIB equivale a bem-estar social.

O aumento na projeção ocorre após o anúncio de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,1% no terceiro trimestre deste ano. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado financeiro.

Com o aumento, a projeção do BC para o crescimento da economia brasileira neste ano passou a ficar um pouco acima da expectativa do mercado financeiro – que viu, na semana passada, uma alta de 2,92% para o PIB em 2023.

O resultado para o PIB deste ano estimado pelo BC também representará, se confirmado, uma estabilidade em relação ao patamar do ano passado – quando a expansão foi de 3%.

Para o ano de 2024, o Banco Central reduziu a estimativa de expansão da economia de 1,8% para 1,7%. Mesmo assim, segue acima do projetado pelo mercado financeiro, que estima uma alta de 1,51% para o próximo ano.

Inflação

Para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Banco Central reduziu sua estimativa para 2023 de 5% para 4,6%.

"Em termos de probabilidades estimadas de a inflação ultrapassar os limites do intervalo de tolerância, destaca-se, no cenário de referência, a redução significativa da probabilidade de a inflação ficar acima do limite superior da meta para 2023 (4,75%) que passou de cerca de 67% no Relatório anterior para 17% neste Relatório", informou o BC no documento.

Se confirmada a projeção, a meta voltará a ser atingida em 2023 após dois anos de estouro.

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para esse ano é de 3,25% e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

O mercado financeiro estimou, na semana passada, que a inflação medida pelo IPCA somará 4,49% nesse ano.

Para 2024, a projeção do BC para o IPCA foi mantida em 3,5% no documento divulgado hoje. A meta de inflação do próximo ano é de 3%, e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Já para o ano de 2025, a estimativa de inflação do Banco Central subiu de 3,1% para 3,2%. Para aquele ano, a meta de inflação é de 3%, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%.

E, para 2026, o governo estimou que o IPCA, a inflação oficial, somará 3,2%. Para esse ano, a meta de inflação é de 3%, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet