Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
02:15:14
informe o texto

Notícias / Política

27/12/2023 às 17:33

DESLIZAMENTOS

Deputado vai propor à AL comissão mista para acompanhar a situação da MT-251, estrada de Chapada

Carlos Avallone ainda disse que vai convidar o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Padeiro, para debater sobre o assunto

Gabriella Arantes

Deputado vai propor à AL comissão mista para acompanhar a situação da MT-251, estrada de Chapada

Foto: Divulgação

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), afirma que vai propor acriação de uma comissão mista para acompanhar a situação da MT-251, estrada de Chapada dos Guimarães (67,8 km de Cuiabá), no dia 4 de janeiro, assim que a ALMT retornar aos trabalhos

Conforme o deputado, ele já entrou em contato com o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), presidente da  Comissão de Infraestrutura, para debater sobre o assunto. 

“Eu quero entender tudo isso que está sendo feito. Eu vi que a Assembleia de alguma forma quer dar os primeiros passos para a construção daquela outra alternativa que seria a MT-030. Então já tenha alguma coisa inclusive no próximo orçamento, que é esse orçamento de agora, talvez uma emenda, ou algo desse sentido”, disse Avallone nesta quarta-feira (27), ao Leiagora

Ainda de acordo com o presidente, entre as primeiras ações dessa comissão está convidar o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Padeiro, para explicar sobre a situação da estrada. A reunião será realizada na ALMT ou na secretaria responsável.

“Vamos primeiro convidar o secretário de infraestrutura para bater um papo para entender quais foram as decisões que o governo tomou, de projetos, ações e tals. Para que a gente possa acompanhar como fiscalizador do estado.[...] Nós vamos acompanhar essas decisões, como serão projetos provavelmente com licença de licitação, então temos que acompanhar para cumprir a nossa função de fiscalizar”, concluiu. 

Deslizamentos em Chapada dos Guimarães 

Como solução emergencial, o Governo do Estado irá instalar uma 'cortina de contenção' na MT-251, mais precisamente no trecho do Portão do Inferno. A informação é da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso, que afirma que já adquiriu o material para fazer a intervenção.

A obra, contudo, não começou devido à falta de mão-de-obra capacitada. Segundo a pasta, não há no Estado profissionais que fazem esse tipo de serviço. Diante disso, está sendo viabilizada a contração de uma equipe de fora (São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais).

A medida visa evitar novos deslizamentos, como vem ocorrendo. Somente neste mês de dezembro, três deslizamentos foram registrados no Portão do Inferno, sendo o último no sábado (23).

Por enquanto, algumas outras medidas emergenciais estão sendo adotadas. No local, por exemplo, foram instaladas câmeras, pluviômetros e sinalização. Também foi colocado letreiro luminoso na saída de Chapada dos Guimarães e na rotatória do Manso, informando a situação da pista.
 
Além disso, está sendo feito o monitoramento 24 horas pelo Ciosp e postos de orientação da Polícia Rodoviária Estadual; foi proibido o tráfego de veículos pesados e, quando possível, sistema pare e siga para carros e vans de até 16 passageiros, controlado pela PRE em cerca de 1,5 km antes do trecho do Portão do Inferno.

Por fim, o local ainda passou por poda de árvores e limpeza da pista.  “Profissionais da Sinfra estão permanentemente no local, junto com a Defesa Civil e Polícia Rodoviária Estadual fazendo o monitoramento do trecho”, informou, ressaltando que “a preocupação nesse momento é em manter a segurança da população”.
 
Solução concreta

A cortina de contenção será apenas uma obra emergencial a fim de assegurar a segurança daqueles que passam pela MT-251. Para solucionar o problema, já está em contratação a empresa que fará o projeto de engenharia para a construção de um túnel nas imediações.

Pista liberada
O trânsito na MT-251, estrada que liga Cuiabá até Chapada dos Guimarães, foi parcialmente liberado na manhã desta quarta-feira (27), a partir das 07h50. A liberação ocorreu após vistoria técnica de equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e da Defesa Civil na região do Portão do Inferno.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet