Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:15:17
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/01/2024 às 17:28

DESAFIO AGRÍCOLA

Em safra desafiadora, Ctecno Parecis mostra como atingir boas produtividades na soja

Visita ao Ctecno Parecis, em Campo Novo do Parecis, será realizada nos dias 17 e 18 de janeiro

Leiagora

Em safra desafiadora, Ctecno Parecis mostra como atingir boas produtividades na soja

Foto: Aprosoja-MT

As ondas de calor e as chuvas irregulares, abaixo do volume esperado, fizeram com que a safra de soja 2023/24 em Mato Grosso fosse a mais desafiadora da história. Porém, esse cenário permitiu que os pesquisadores do campo experimental da Associação dos Produtores de Soja e Milho de MT (Aprosoja-MT) avaliassem como os manejos de rotações de culturas e construção de perfil de solo contribuíram para boas produtividades, mesmo nesse cenário desafiador.
 
De acordo com a pesquisadora Daniela Basso Facco, do Ctecno Parecis, em Campo Novo do Parecis, foi possível observar o desempenho das diferentes plantas de coberturas na cultura da soja. Os resultados dos experimentos serão divulgados aos produtores no Dia de Campo, que será realizado nos dias 17 e 18 de janeiro.
 
“Já tínhamos observado em anos com boas precipitações, mas nessa safra ficou bem claro a importância da presença da planta de cobertura, onde conseguimos manter uma maior umidade do solo e uma menor temperatura”, destaca Daniela, que acrescentou que houve a redução de perdas das plantas por escaldadura.
 
“Onde a gente não tinha palhada, tivemos uma dificuldade maior de fazer a implantação da cultura, é onde ela sofreu mais com as condições climáticas”, completou.
 
Também foi possível analisar como o estresse hídrico afetou as plantas em diferentes fases de desenvolvimento. Facco enfatiza que as plantas de ciclo mais longo que sofreram estresse hídrico na fase vegetativa conseguiram recuperar após a retomada das chuvas, ao contrário dos materiais de ciclo mais curto que enfrentaram a seca no período reprodutivo.
 
“Vamos trazer uma abordagem sobre a importância da planta de cobertura, o tipo de cobertura, como isso influenciou no desenvolvimento da soja e em que momento isso foi mais impactante. Também vamos abordar sobre como manejar a adubação potássica em situações onde temos mais ou menos cobertura. Além disso, vamos abordar sobre como essa condição climática influenciou os diferentes materiais genéticos”, afirmou Daniela. 
 

Ctecno Parecis
 
O
Ctecno Parecis é uma área experimental conduzida pela Aprosoja-MT desde 2016. O centro tecnológico fica localizado em uma área total de 88 hectares, com textura de solo majoritariamente arenoso, com até 35% argila, destinada às pesquisas que auxiliam o produtor rural com áreas nessas condições.
 
O Dia de Campo será realizado nos dias 17 e 18 de janeiro de 2024. O
Ctecno Parecis fica localizado em Campo Novo do Parecis, na Fazenda Vô Arnoldo (Agroluz Agrícola), MT-170, km 83, 8 km à direita. O produtor que queira participar da visita pode se inscrever gratuitamente através do link https://eventos.aprosoja.com.br/evento/31.
 
Aprosoja
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet