Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
14:31:15
informe o texto

Notícias / Política

15/01/2024 às 09:45

NA JOVEM PAN

Mauro critica leis brandas, vê Judiciário permissivo e fala em 'enxugar gelo' na segurança pública

Mauro foi entrevistado no Jornal da Manhã nesta segunda

Renan Marcel

Mauro critica leis brandas, vê Judiciário permissivo e fala em 'enxugar gelo' na segurança pública

Foto: Reprodução/JovemPam

O governador Mauro Mendes (União Brasil) voltou a tecer críticas ao conjunto de legislações penais brasileiras quando questionado sobre o aumento dos índices de violência e o avanço das organizações criminosas em Mato Grosso. Para ele, as leis são brandas e não punem corretamente os criminosos, fazendo com que o Judiciário tenha se tornado permissivo e a bandidagem mais audaciosa, sem medo da Polícia e da Justiça. Mauro foi entrevistado no Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, nesta segunda-feira (15) e voltou a defender mudanças na legislação para que os estados, como Mato Grosso, parem de "enxugar gelo". 

Leia Mais: Sorriso ocupa 6° lugar em ranking de cidades mais violentas do Brasil, revela Anuário

"Esse talvez seja, na minha opinião, um dos mais graves problemas que o Brasil enfrenta  e com pouca efetividade nós temos enfrentado isso ao longo dos anos. O nosso esforço, meu, de outros governadores e até do governo federal, está sendo em vão. As organizações criminosas estão crescendo como um câncer em todo o País e esse câncer vai acabar virando uma metástase", disse, comparando o problema ao estágio em que a doença se dissemina para o restante do corpo. "Hoje as grandes cidades brasileiras vivem essa realidade". 

Mauro também criticou o sistema penitenciário brasileiro, que segundo ele está sucateado, mas destacou os investimentos feitos pela sua gestão no setor, buscando zerar o déficit de vagas no sistema prisional e equipando as forças armadas com mais viaturas, armas, câmeras de monitoramento e treinamento. Por fim, reafirmou seu posicionamento quanto às leis brasileiras: "A lei brasileira é frouxa, inadequada. A lei é ineficiente para combater esses criminosos. Nós prendemos um bandido com 300 kg de maconha, dois dias depois estava solto, mas não é porque o juiz é bonzinho não, é porque a lei é frouxa", exemplificou. 


Será que nós teremos que piorar muito mais, que muito mais vidas teremos que perder? É necessária uma atualização mais firme, mais forte da lei brasileira, senão vamos ficar enxugando gelo


"Nos últimos 30 anos, todos os indicadores de segurança pública pioraram e os nossos esforços não estão produzindo resultados. O cidadão brasileiro sabe disso, tem medo de andar nas ruas e quem pode busca mudar para um condomínio, para um prédio. Mas a grande maioria do povo brasileiro sofre com a violência no nosso país. E o grande responsável por isso são as leis brasileiras que não são adequadas e não punem corretamente para desestruturar a cadeia do crime. O criminoso perdeu o medo da polícia e da Justiça, perdeu o respeito", pontuou. 

Questionado sobre a possibilidade de os governadores pressionarem o Judiciário em busca de uma interpretação mais firme das medidas punitivas, o governador de Mato Grosso lembrou a situação do Equador, que na semana passada entrou em guerra civil por conta, entre outros fatores, da atuação de organizações criminosas ligadas ao tráfico internacional de drogas. "Será que nós teremos que piorar muito mais, que muito mais vidas teremos que perder? É necessária uma atualização mais firme, mais forte da lei brasileira, senão vamos ficar enxugando gelo e é isso que nós estamos fazendo". 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet