Cuiabá, domingo, 28/04/2024
01:03:35
informe o texto

Notícias / Geral

22/01/2024 às 14:41

SAÚDE

Calor aumenta incômodo com varizes: saiba como amenizar sintomas

Médico alerta para complicações mais graves da doença

Leiagora

Calor aumenta incômodo com varizes: saiba como amenizar sintomas

Foto: Divulgação

Com mais de 2 milhões de casos diagnosticados no Brasil, as varizes provocam veias dilatadas, geralmente nas pernas e nos pés. Além de uma preocupação estética apenas, as varizes podem ocasionar dor, desconforto ou ainda indicar um problema circulatório mais sério. A condição tende a se agravar com o calor excessivo. O professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, cirurgião vascular, Denes Marques De Figueiredo, dá mais detalhes sobre o problema de saúde.

O que são? Mais frequente nos membros inferiores, aquelas veias tortuosas, irregulares e que ficam mais aparentes na pele, com cor azulada ou esverdeada, podendo até serem avermelhadas, são conhecidas como varizes. “É dessa forma que elas deixam de realizar suas funções no sistema circulatório com a mesma eficiência de antes, por conta da alteração na parede da veia e alteração no funcionamento das valvas, as quais tendem a direcionar o fluxo do sangue em um único sentido, que é dos pés pasta o coração, não permitindo que ele retorne, fenômeno este quile se chama refluxo ”, esclarece o médico.

As varizes possuem calibres variados, mas isso só pode ser analisado pelo médico, após avaliação do paciente. Dentre os sintomas mais comuns estão dormência, dor, inchaço, cansaço e sensação de peso nas pernas. “A consulta pode evitar complicações graves por meio de um diagnóstico apontado ainda no início. No calor, a atenção deve ser redobrada, evitando banhos muito quentes e apostar na aplicação de cremes, gel e loções para aliviar o desconforto com os sintomas”.

Estudos indicam que varizes são mais frequentes em mulheres com idade entre 20 e 50 anos, mas podem surgir e agravar em qualquer idade; no entanto o problema também atinge os homens.

Dentre os fatores que contribuem para o surgimento das varizes estão obesidade, longas horas em pé ou sentado, falta de atividade física, envelhecimento, alterações hormonais (que acontecem também durante a gravidez), uso de anticoncepcionais, número de gravidezes, além da herança genética. As complicações mais graves da doença incluem tromboflebites, dermatite ocre (manchas de cor marrom que surgem nas pernas), sangramento (por ruptura do vaso) e feridas venosas (úlcera varicosa).

A condição não tem cura, mas tem controle e tratamento. Possui caráter hereditário, por isso não existem medidas muito eficazes na prevenção, mas recomenda-se evitar passar longas horas em pé, repousar, manter as pernas elevadas e água fria para aliviar os sintomas das varizes. A consulta ao médico especialista é essencial para início imediato de tratamento, que pode ser medicamentoso e até cirúrgico. Também são analisadas a adoção de meias de compressão e outras medidas para alívio do desconforto.

Cirurgia

Quando não há eficácia nos tratamentos não invasivos, a cirurgia pode ser indicada pelo médico especialista. São vários os tipos de procedimentos que vão desde a aplicação de injeções, cirurgia a laser, radiofrequência, microcirurgia de varizes e até a remoção da veia safena nos casos mais graves.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet