Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:56:55
informe o texto

Notícias / Variedades

22/01/2024 às 17:02

PROTEÇÃO É ESSENCIAL

Não quer perder o bronze? Conheça os alimentos que ajudam a manter a pele de verão

Ricos em betacaroteno, ômega 3, ácidos graxos e vitamina C, eles retardam o envelhecimento e agem como antioxidante

Leiagora

Não quer perder o bronze? Conheça os alimentos que ajudam a manter a pele de verão

Foto: nd3000

Manter a pele saudável durante o verão requer cuidados específicos, tanto internos quanto externos. Isso, porque a radiação solar contém raios ultravioletas que, em excesso e sem proteção, podem ter efeito prejudicial, já que podem provocar queimaduras, danificando a camada superficial da pele, levando à vermelhidão, inflamação e formação de bolhas.
 
Além de evitar exposição solar em determinados horários, de fazer uso do protetor solar e hidratar-se constantemente, a alimentação pode ser aliada no cuidado com a pele. 

A médica dermatologista e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Otávia Bezerra, explica que alguns alimentos ajudam a dar mais vida à pele. “Mais do que proteger a pele, muitos não sabem, mas há nutrientes que são a opção natural perfeita para preservar aquela cor de verão. Eles não só fortalecem a pele e auxiliam na hidratação, como ajudam a manter o brilho e a sensação de pele saudável e luminosa”, destaca a dermatologista.

Frutas ricas em antioxidantes: Morangos, mirtilos, framboesas e amoras são ricos em antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.

Vegetais de folhas verdes: Espinafre, couve e outros vegetais de folhas verdes são fontes de vitaminas A, C e E, importantes para a saúde da pele.

Tomates: Além de potente antioxidante, os tomates possuem licopeno, uma substância que tem fontes capazes de proteger a cútis da radiação, aliviar a inflamação e aumentar a produção de colágeno.

Abacate: Ricos em ácidos graxos e vitamina E, os abacates ajudam a manter a pele hidratada e saudável.

Peixes ricos em ômega-3: Salmão, sardinha e outros peixes gordurosos são excelente fontes de ácidos graxos que podem reduzir a inflamação na pele.

Cenoura: As cenouras são ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo e desempenha um papel importante na saúde da pele, sendo conhecido por prevenir o envelhecimento.

A médica ressalta que a água é o principal componente para a hidratação e eliminação de toxinas. “É valido lembrar que, sol em excesso não ajuda a manter o bronzeado sendo essencial o uso de protetor solar mesmo quando o desejo é ficar com a pele dourada. É aconselhável buscar auxílio de uma dermatologia para obter orientações individuais, indicadas de acordo com o tipo de pele de cada um”, completa a Dra. Otávia.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet