Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:40:22
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

23/01/2024 às 14:04

ECONOMIA

Para Fitch, principal dúvida sobre Brasil em 2024 é questão fiscal e se governo mudará meta

Não se sabe se a arrecadação efetivamente aumentará no ritmo esperado

Estadão Conteudo

A sustentabilidade das contas públicas e a manutenção da meta de resultado primário do Brasil estarão no centro das atenções do mercado em 2024, e um afrouxamento do compromisso do governo com o controle de gastos traria efeitos negativos para a economia do País, afirmou Todd Martinez, codiretor da equipe de ratings soberanos para as Américas da Fitch.

"A dívida do Brasil está crescendo e não há trajetória clara de estabilização", disse ele, durante o evento Perspectivas de Crédito para 2024, promovido pela agência de classificação de risco.

Segundo ele, embora o governo esteja avançando com os planos de aumentar a arrecadação de impostos e equilibrar as contas públicas, aprovando uma série de medidas neste sentido em 2023, ainda não se sabe se a arrecadação efetivamente aumentará no ritmo esperado. Se houver frustração neste aspecto, o foco deve se deslocar para a fiscal deste ano, de déficit primário zero.

Martinez lembra que se a meta for descumprida o governo terá de reduzir despesas, mas aponta que "há pressão no governo para mexer na meta e evitar cortar gastos", assim como para aproveitar espaços na regra fiscal e reduzir a necessidade de diminuir despesas.

O afrouxamento da meta fiscal, porém, "pode colocar dúvida em relação à trajetória da dívida e pressão nos juros", assim como deixar menos margem para o Brasil lidar com um cenário eventual de crescimento menor nos próximos anos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet