Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:26:31
informe o texto

Notícias / Geral

26/01/2024 às 12:15

IMUNIZAÇÃO

Calendário vacinal contra a covid: saiba quem ainda precisa se vacinar

Quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina pode procurar qualquer posto de vacinação para receber os imunizantes

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Calendário vacinal contra a covid: saiba quem ainda precisa se vacinar

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma nova subvariante da covid-19 nomeada como JN2.5 já infectou algumas pessoas em Mato Grosso. Apesar do alerta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de que não é momento de pânico, a cepa, que é uma variação da Ômicron, está assustando a população. Por isso, o Leiagora conversou com a responsável técnica pela imunização em Cuiabá, a enfermeira Renata Godoy, que garantiu que as pessoas que estão imunizadas com duas doses da vacina já estão protegidas desta variante.
 
De acordo com Renata Godoy, em 2024 houve uma mudança no calendário vacinal da covid. Crianças de 6 meses até menores de 5 anos (com 4 anos, 11 meses e 29 dias), foram incluídas no calendário e já podem receber o imunizante Pfizer Baby.
 
“Atualmente temos recomendação de um reforço anual ou semestral de acordo com o grupo prioritário. Quem deve receber reforço de vacinação de seis em seis meses são os idosos (pessoas com 60 anos ou mais), gestantes, puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias) e imunocompreendidos. Já os outros grupos prioritários recebem o reforço anual”, afirma Renata.
 
Os outros grupos prioritários que irão ter reforço de vacinação anual são:

-trabalhadores da saúde;
-pessoas em situação de rua;
-pessoas com comorbidades (com 5 anos ou mais);
-pessoas com deficiência permanente;
-indígenas;
-ribeirinhos;
-quilombolas;
-moradores e funcionários de instituição de longa permanência;
-pessoas privadas de liberdade;
-jovens cumprindo medida socioeducativa;
-e funcionários dos sistemas de privação de liberdade.
 
“Quem já tem duas doses, que é o esquema básico, não precisa receber nenhuma dose nem reforço. Neste grupo estão as crianças maiores de 5 anos e adultos menores de 60 anos”, afirma Renata.
 
Quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina pode procurar qualquer posto de vacinação para receber os imunizantes. Neste caso, o paciente irá receber duas doses da vacina bivalente em períodos distintos.

Caso a pessoa tenha perdido os comprovantes de vacinação, ela pode acessar o ConecteSus e buscar pelo cartão de vacinação. Caso a pessoa não tenha acesso ao Conectsus, ela pode procurar um posto de saúde e pedir ajuda para um trabalhador do local.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet