Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:27:12
informe o texto

Notícias / Geral

26/01/2024 às 16:20

COMBATE

Janeiro Roxo contará com o dia 'D' no sábado para ampliar as informações no combate à hanseníase

As ações ocorridas ao longo do mês de janeiro são alusivas ao Dia Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase

Leaigora

Janeiro Roxo contará com o dia 'D' no sábado  para ampliar as informações no combate à hanseníase

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Informação ainda é o melhor 'remédio' para combater novos casos de Hanseníase. Nesse propósito, a Secretaria Municipal de Saúde, através da área técnica da Atenção Primária, realizará no próximo sábado (27) o dia 'D' com ações educativas de conscientização sobre a hanseníase em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A iniciativa integra a programação voltada para o Janeiro Roxo, que chama a atenção para a doença que ainda sofre com o preconceito. As ações ocorridas ao longo do mês de janeiro são alusivas ao Dia Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase, a ser comemorado no último domingo deste mês. Será uma oportunidade para os pacientes que já terminaram o tratamento nos últimos cinco anos passarem por uma avaliação.


O Dia 'D' acontecerá nas UBS do Jardim União e Florianópolis, do CPA III, Nico Baracat, Dr. Fábio, Jardim Fortaleza e Santa Laura, da Lixeira e Baú, do Parque Cuiabá e do Pedra 90 I, II e III.

Cada localidade preparou a sua programação sobre o assunto, mas todas com o mesmo foco, de proporcionar acolhimento e informações sobre como lidar com a situação em caso de convívio com pessoas portadoras da Hanseníase ou ao ser diagnosticada com a doença. 'A Hanseníase tem cura e tem tratamento gratuito pelo SUS. É imprescindível que o tratamento seja seguido à risca, cumprindo à risca', explicou a Responsável Técnica da área de Hanseníase, Yasmim Mendes Teixeira.

Em algumas Unidades Básicas de Saúde que estarão atendendo no Dia 'D', como a do Jardim União e Florianópolis, haverá palestra orientativa, avaliação dermatoneurológica conforme agendamento realizado, consultas com profissionais da área de enfermagem, entre outros encaminhamentos.

Na UBS Nico Baracat, a iniciativa proporcionará avaliação dos pacientes que terminaram o tratamento nos últimos 5 anos. Também estará disponível teste rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis (IST), avaliação de pacientes com manchas e perda de sensibilidade, e outras mais.

Na UBS do CPA IV, a programação contará com solicitação de exames e encaminhamentos, além das demais ações comuns às demais UBS pertinentes ao tema do Janeiro Roxo.

Na programação da UBS Jardim Fortaleza e Santa Laura, também haverá bazar e pesagem do Bolsa Família entre as iniciativas.

A UBS da Lixeira/Baú vai ofertar neste Dia 'D', além da programação voltada para a prevenção da Hanseníase, roda de conversa sobre saúde mental, exame de CCO, Auriculoterapia, entre outras ações comuns às demais Unidades de Saúde.

Na UBS do Parque Cuiabá, avaliação de contatos e busca ativa de casos de Hanseníase, vacinação, pesagem do Bolsa Família e palestras.

E na do Pedra 90 I, II e III, até massoterapia será disponibilizado para o público, vacinação e outras.

Vale ressaltar que durante o mês foram realizadas ações em UBS de outras regiões. No dia 06, por exemplo, aconteceu nas UBS Jardim Vitória I, II e III, dia 18 na UBS Despraiado I e II, dia 20 foi nas UBS Nova Esperança, Jardim Leblon, Jardim Imperial II, São Gonçalo, Comunidade do Gamaliel, Ribeirão da Ponte e Ilza Picolli, e na última sexta-feira (26) aconteceu na Pastoral do Imigrante.

“As Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificaram as orientações com esclarecimento de maneira mais intensa neste mês, mas o serviço é ofertado durante o ano todo, gratuitamente, em todas as unidades. As demandas diagnosticadas recebem acompanhamento e tratamento”, explicou o coordenador de Atenção Básica, Márcio Frederico.

Vale ressaltar que o trabalho de busca ativa por novos casos inclui familiares, comunidade, vizinhos que tiveram contato com pessoa portadora de Hanseníase para que sejam avaliadas por um médico clínico.

A DOENÇA

A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida através das vias aéreas, principalmente quando há contato prolongado com paciente sem tratamento. Após o contágio, a pessoa pode demorar de 2 a 10 anos para demonstrar os primeiros sintomas, que são principalmente manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, dormentes e sem sensibilidade térmica, dolorosas e táteis, que não coçam e não incomodam. Além da pele, principal afetada, a doença pode atingir também os olhos, os nervos periféricos.

Quando afeta os nervos, a hanseníase pode diminuir a sensibilidade ou causar formigamento das extremidades das mãos, pés ou nos olhos. Perda de força muscular, até mesmo nas pálpebras, também pode acontecer, reabsorção óssea e outros.

“Infelizmente ainda há um grande estigma da hanseníase na sociedade, causando isolamento dos pacientes por parte de outras pessoas, devido às deformidades aparentes, consequência tardia do acometimento da pele e dos nervos”, lembrou a responsável técnica.

A doença tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado em todo o território nacional pelo Sistema Único de Saúde. Após iniciar o tratamento, a hanseníase já não é mais transmitida. Ao notar algum sintoma suspeito da doença, é preciso procurar uma unidade de saúde.

DIA D – HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

UBS do Jardim União e Florianópolis – das 8h às 16h

UBS CPA III - das 8h às 16h

UBS Nico Baracat – das 7h às 15h

UBS Dr. Fábio – a partir das 7h30 até as 16h

UBS Jardim Fortaleza e Santa Laura – das 8h às 15h

UBS Lixeira e Baú – das 7h às 15h

UBS Parque Cuiabá – DAS 8h às 16h

UBS Pedra 90 I, II e III – das 8h às 16h

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet