Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:27:19
informe o texto

Notícias / Geral

31/01/2024 às 12:18

POSSÍVEL CONCILIAÇÃO

Em duas horas de reunião, comissão propõe suspensão da lei do 'Transporte Zero' por um ano

Proposta foi apresentada ao secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, nesta quarta

Da Redação - Jardel P. Arruda/Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Em duas horas de reunião, comissão propõe suspensão da lei do 'Transporte Zero' por um ano

Foto: Reprodução

A comissão de representação dos pescadores profissionais de Mato Grosso apresentou três propostas de conciliação com o governo de Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (31), em reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União). 

Foram mais de duas horas de reunião e as partes ainda não chegaram a um acordo. Nesta tarde, Garcia deve se reunir com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da MT Prev para discutir o tema internamente. 

O prazo para o governo do estado apresentar uma proposta de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), onde corre uma ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei 12.197 de 2023, conhecida como Transporte Zero, acaba na quinta-feira (1º).

A Primeira Proposta

A primeira delas é a suspensão por um ano da Lei 12.197, conhecida como Transporte Zero, através do projeto de lei 7 de 2024, que já está em tramitação na Assembleia Legislativa. 

“Nós fizemos três propostas. A primeira proposta é a lei com dispensa de pauta que suspende a lei por um ano. Porque o governo não vai tirar da cartola uma solução para o problema previdenciário”, afirma Nilma Silva, liderança do setor dos pescadores e parte da comissão.

O projeto em questão foi apresentado pelos deputados Wilson Santos (PSD), Dr. João (MDB) e Juca do Guaraná (MDB). Com o retorno dos trabalhos da ALMT na próxima semana, ele poderia ser aprovado antes de completar uma semana após o fim da piracema, quando acaba o seguro defeso dos pescadores.

As outras propostas

A segunda proposta é o governo do Estado suspender a lei 12.197 enquanto o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza um estudo nas bacias hidrográficas de Mato Grosso sobre o estoque pesqueiro, principalmente em relação ao pintado, uma das espécies de peixe nobre que são a base da economia.

Já a terceira proposta seria os pescadores aceitarem uma redução no limite de peso pescado. Isso reduziria o poder aquisitivo dos pescadores, mas eles consideram ainda melhor do que o auxílio de um salário mínimo oferecido pelo Repesca, do governo do Estado.

Quem estava na reunião?

Fazem parte da comissão que foi ao governo o deputado estadual Wilson Santos (PSD), Nilma Silva, representante dos pescadores, Elza Bastos Pereira, presidente da Federação dos Pescadores, e o Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad). 

Além deles, também estiveram presentes na reunião a superintendente do Ministério da Pesca em Mato Grosso, Giuvania Maria, que são parte na ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei 12.197, um assessor do deputado federal Emanuelzinho (MDB), outra parte contra a lei, e o deputado estadual Carlos Avallone, o qual foi o principal articulador da aprovação da proposta na ALMT.

O problema da Previdência

Um dos principais problemas da Lei 12.197 é que, caso os pescadores recebam o auxílio do Repesca, oferecido pelo governo do Estado para compensar a proibição da atividade, eles serão desenquadrados da aposentadoria especial ao qual eles têm direito atualmente.

Após 15 anos de contribuição e ao chegar aos 55 anos, no caso de mulheres, e 60 anos, no caso de homens, o pescador pode se aposentar. Contudo, isso só é possível sem receber qualquer outro tipo de auxílio, como o Repesca.

“O que é urgente, urgentíssimo, é que o governo tem menos de 48h para fazer esse entendimento, sob pena do ministro relator deferir o pedido de liminar e suspender a lei 12.197”, ressaltou o deputado Wilson Santos, ao final da reunião.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet