Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:26:03
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

04/02/2024 às 16:46

OPORTUNIDADE PARA STARTUPS

Instituto AgriHub mapeia principais necessidades no campo e busca soluções

Energia elétrica, acesso ao crédito e armazenamento estão entre os desafios mais urgentes apontados por agricultores e pecuaristas

Do Canal Rural MT

Instituto AgriHub mapeia principais necessidades no campo e busca soluções

Foto: Canal Rural MT

Falta de estabilidade de energia elétrica, acesso e aprovação de crédito rural e armazenamento. Esses são alguns dos problemas recorrentes enfrentados pelo produtor rural mato-grossense e que muitas vezes travam o desenvolvimento da atividade. Tais situações constam em um mapeamento realizado pelo Instituto AgriHub, em projeto que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Chamado de AgriHub Conecta, o projeto tem o objetivo de mostrar novas alternativas para os desafios da porteira para dentro e abrir oportunidades para startups que possuem soluções que possam ajudar aos produtores mato-grossenses.

De acordo com o superintendente do Instituto AgriHub, Paulo Ozaki, o projeto teve início em 2023 e consiste em quatro etapas.

A primeira delas foi uma reunião com um grupo de produtores em oito municípios do estado, no qual em cada encontro entre 20 e 30 problemas foram identificados e em seguida filtrados em grau de necessidade.

“Às vezes são coisas “simples”, são coisas que estão no nosso dia a dia e que não estamos enxergando que são necessidades que o produtor tem”, diz Ozaki.


Oportunidades para startups
O AgriHub Conecta agora entra em sua segunda fase, conforme ele, com o lançamento de uma chamada aberta para selecionar startups que tenham ferramentas e soluções para os problemas urgentes enfrentados por agricultores e pecuaristas de Mato Grosso. As inscrições tiveram início no último dia 1º de fevereiro.

Hoje, o AgriHub conta com um mapeamento de aproximadamente 550 startups cadastradasque oferecem tecnologias e soluções para o campo.

“Quão mais abrangente esse problema for, maior é a oportunidade para as empresas de tecnologia, empresas em geral, porque se aquele problema é grave e urgente e ele está abrangente no estado, então obviamente que têm muitas oportunidades”.

Segundo Ozaki, as startups selecionadas irão participar de eventos realizados pelo AgriHub Conecta e terão a oportunidade de apresentar as suas soluções para os produtores rurais.

As inscrições da chamada aberta para as startups interessadas em participar do projeto AgriHub Conecta ocorrem até o dia 02 de março e podem ser feitas clicando aqui.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet