Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:51:08
informe o texto

Notícias / Variedades

07/02/2024 às 12:45

FAMÍLIA REAL

Entenda quem assume o trono britânico caso rei Charles III precise ser afastado para tratar câncer

Palácio de Buckingham anunciou na última segunda que o rei recebeu o diagnóstico de câncer e deu início ao tratamento da doença

Portal Leo Dias

Entenda quem assume o trono britânico caso rei Charles III precise ser afastado para tratar câncer

Foto: Divulgação

O Palácio de Buckingham surpreendeu os britânicos na segunda-feira (5) ao anunciar que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer, mas não informou o tipo de câncer ou o estágio em que a doença se encontra. A notícia chocou não só os britânicos, mas todo o mundo e levantou o seguinte questionamento: Caso Charles precise ser afastado de suas atividades reais, quem assume o trono?

De acordo com a rede britânica BBC, na Constituição do Reino Unido está determinado que, quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei. 
 
Hoje, o conselho tem os seguintes membros:

Rainha Camilla (mulher de Charles)

Príncipe William (filho mais velho)

Princesa Anne (irmã)
 
Príncipe Edward (irmão)

Os príncipes Harry e Andrew não podem mais ser convocados, pois mesmo sendo da realeza, não podem trabalhar em funções reais.
 
William ficou afastado de compromissos públicos porque a mulher dele, Kate, está se recuperando de uma cirurgia abdominal, mas ele deve voltar ao trabalho no dia 7 de fevereiro.
 
É importante notar que a ordem de familiares para constituir o conselho que assumiria o trono interinamente não segue a ordem de sucessão em caso de morte.
 
Linha sucessória

A rainha Elizabeth II morreu em setembro de 2022, e Charles assumiu o trono com o título de Charles III.

O primeiro da linha de sucessão após ele é seu filho mais velho, o príncipe William. Os filhos de William estão na fila depois do pai: George, Charlotte e Louis.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet