Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:39:09
informe o texto

Notícias / Geral

18/02/2024 às 15:30

MICROORGANISMOS

​O que acontece se você não lavar a garrafa de água todo dia?

Quantas vezes na semana você lava sua garrafa d'água? Já parou para pensar no que pode acontecer se ela ficar dias sem ser lavada?

Do G1

​O que acontece se você não lavar a garrafa de água todo dia?

Foto: rawpixel/Freepik

Usar a garrafinha todos os dias sem higienizar corretamente pode levar a um acúmulo de bactérias lá dentro. Esses microrganismos então se aproveitam da água e da temperatura ambiente para se multiplicar.

O Guia de Compras conversou com profissionais de saúde para entender como isso acontece e qual é a melhor forma de lavar as garrafinhas.

Segundo os especialistas, isso não é lá tão perigoso se sua imunidade é boa e se a garrafa não é compartilhada com outras pessoas, mas pode ser uma potencial causa de doenças mais graves para pessoas com deficiência imunológica. 


De onde vêm as bactérias?

Elas não “vêm” de algum lugar. Na verdade, elas já estão na nossa boca e no ar. Mas, normalmente, elas vivem em equilíbrio no nosso organismo, controladas pelo nosso sistema imunológico. A água, combinada com a temperatura ambiente, fornece um meio propício para que esses microrganismos se multipliquem.

“Existem alguns momentos em que a quantidade dessas bactérias pode aumentar, provocando um desequilíbrio e causando infecções”, diz Tarcísio Carvalho, biomédico, professor da Faculdade Integrada Brasil Amazônia e autor de pesquisa sobre análise microbiológica em garrafas de água.

“Para a maioria das pessoas que é imunocompetente, isso não vai ser um grande problema. No máximo vai causar uma afta”, explica o pesquisador. “O problema é com crianças, pessoas idosas e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Aí pode causar uma infecção mais grave”.


Lavar todos os dias

Sim, o ideal é lavar a garrafinha todo dia para evitar o acúmulo de bactérias, especialmente se o dia estiver quente e se você não é o único que usa o acessório.

"Se a garrafa é de uso individual, não tem tanto essa necessidade; você vai lavar quando perceber que está suja. Mas, quando é compartilhada, deve ser lavada depois de usar", diz Kléber Luz, infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Luz também alerta quanto a sujeiras próximas à tampa ou à boca da garrafa: "Se você está na academia e deixa o acessório deitado no chão ou num sofá, vai ficar sujo e deve ser lavado. Isso também vale para quando pegamos a garrafa sem lavar a mão", explica o médico.

Outra questão é que, se o recipiente ficar sem lavar por muito tempo, pode ficar mais difícil remover os microrganismos depois.

Se, por exemplo, você já deixou um recipiente com líquido parado por alguns dias e depois passou a mão dentro, deve ter tido a impressão de que estava liso, como se houvesse um tipo de “lodo” ali. Esse é o chamado biofilme bacteriano.

“São bactérias que se multiplicaram e formaram essa camada para se proteger. Por isso, aquilo é mais resistente à limpeza”, conta Tarcísio Carvalho. “Um exemplo é o tártaro nos dentes: é um biofilme criado pelas bactérias e, muitas vezes, só dá para tirar fazendo uma raspagem no dentista”.

Não beba o “restinho de ontem”: as bactérias usam o meio aquoso para se multiplicarem, portanto é melhor jogar fora aquela água que você não terminou de beber no dia anterior.

"Não se deve guardar a água de um dia para o outro. Se você não lava a garrafa todos os dias, o mínimo que deve fazer é jogar fora o que sobrou", afirma Kléber Luz.

“As bactérias se multiplicam a uma taxa de 20 a 30 minutos. Ou seja, a cada 20 minutos, uma bactéria vira duas”, conta Tarcísio Carvalho. “Se a pessoa deixa a garrafa com água ao longo de um dia inteiro, aquela quantidade de bactérias, que já costuma ser grande, estará imensamente maior”.


Mas e se a garrafa for térmica?

Se uma garrafa ou copo térmico consegue conservar a temperatura da água por mais tempo, então é mais “seguro” do que um recipiente comum?

“Em comparação a um material que não for térmico, as chances das bactérias se multiplicarem ali dentro vão ser menores”, responde Carvalho.

“Mas isso vai depender da temperatura do líquido, já que ele vai chegar à temperatura ambiente em algum momento. Quanto mais refrigerado estiver na hora em que for armazenado – inclusive se forem colocados cubos de gelo junto –, mais interessante é o grau de proteção”, completa ele.


Como lavar

Você pode usar água e detergente neutro para fazer a lavagem diária, segundo os especialistas e as fabricantes Pacco e Stanley.

Carvalho avisa ainda que é importante utilizar algum tipo de instrumento que alcance o fundo da garrafa, como, por exemplo, uma escova de dentes. “Apenas chacoalhar não remove microrganismos aderidos ao fundo”, alerta.

Para o pesquisador, é interessante também realizar uma limpeza profunda pelo menos uma vez por semana. “Para isso, você pode usar 8 ml (uma colher de sopa cheia) de água sanitária para cada litro de água potável e limpar com essa mistura”, ensina Carvalho.

A Pacco, no entanto, alerta contra o uso de água sanitária por diminuir a vida útil do produto. “O cloro é um forte agente oxidante, podendo causar manchas. Dependendo da concentração e tempo de exposição, pode até causar a corrosão, mesmo em aço inox de alta qualidade”, diz a marca, em nota.

No lugar da água sanitária, ambas as fabricantes Pacco e Stanley sugerem diluir uma parte de bicarbonato de sódio em uma parte de água morna. “Recomendamos deixar a mistura de molho por até uma hora. Após enxaguar, limpe com detergente neutro”, indica, em nota, a Stanley.

Para o infectologista Kléber Luz, fazer uso dessas receitas não é prejudicial à saúde, mas não é estritamente necessário. "Se você enxágua depois, não faz mal, mas não há necessidade. Água e detergente resolvem tudo", opina o médico.

"É importante ter em mente que todas as peças que compõem o produto devem ser regularmente higienizadas, como tampas, rolhas, canudos, alças, assim como o corpo metálico", acrescenta a Stanley.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet