Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:13:34
informe o texto

Notícias / Geral

20/02/2024 às 15:32

GUERRA

EUA veta, pela terceira vez, cessar-fogo entre Israel e Hamas

Resolução proposta pelos países árabes teve 13 votos a favor e o veto dos EUA. Assembleia Geral deve ter uma sessão especial de emergência

Metrópoles

EUA veta, pela terceira vez, cessar-fogo entre Israel e Hamas

Foto: Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

Foi vetada pelos Estados Unidos (EUA), nesta terça-feira (20/2), uma resolução das Nações Unidas (ONU), proposta pelos países árabes, que exigia cessar-fogo humanitário imediato na guerra de Israel contra Hamas. Com o novo veto, este foi o terceiro voto contra do país a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exigia um cessar-fogo.

O texto previa um “cessar-fogo humanitário imediato, a ser respeitado por todas as partes” e precisava de, pelo menos, nove votos e nenhum veto dos cinco membros permanentes: Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido, o que não aconteceu. A resolução teve 13 votos a favor e 1 contra, com a abstenção do Reino Unido e veto dos EUA.

Explicação dos EUA

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a embaixadora Linda Thomas-Greenfield, disse que o cessar-fogo “poderia interferir nos esforços em curso dos EUA para chegar a um acordo entre as partes em conflito”.

De acordo com a ONU, a partir do voto dos Estados Unidos, a Assembleia Geral deve ter uma sessão especial de emergência por meio de um mecanismo criado para examinar o uso do veto.

Segundo o Ministério da Saúde do Hamas, mais de 29 mil pessoas morreram em Gaza desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet