Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:00:13
informe o texto

Notícias / Geral

22/02/2024 às 16:48

AUXÍLIO

Prefeita busca apoio em Brasília após chuvas e participa de audiências com ministros

Nesta quarta-feira (21), ela cumpriu duas importantes agendas

Leiagora

Prefeita busca apoio em Brasília após chuvas e participa de audiências com ministros

Foto: Assessoria

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, está em Brasília buscando apoio do governo federal para enfrentar os desafios provocados por um forte temporal que atingiu o município no último dia 10. 

Nesta quarta-feira (21), ela cumpriu duas importantes agendas. Participou de audiências, ambas agendadas pelo Senador Jayme Campos, com os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida. 

Durante a reunião com o Ministro Waldez Góes, a prefeita recebeu a garantia da liberação dos recursos necessários para ações emergenciais e de recuperação do município. Ela observou que o temporal que atingiu Cáceres, afetou 7 mil famílias, alagando a cidade e resultando na queda de pontes, isolamento de comunidades e deixando 40 pessoas desabrigadas. Muitas residências, prédios públicos e comerciais  e vias urbanas e rurais foram danificadas, gerando um prejuízo considerável às pessoas e ao município. 

O Senador Jayme Campos, acompanhado da prefeita Eliene, compartilhou com os ministros o dramático cenário vivido pela população local e solicitou o empenho do Governo Federal. O senador enfatizou a importância da ajuda humanitária e da realização de obras estruturais, incluindo a recuperação de pontes e o desassoreamento de córregos. 

O Ministro Sílvio Almeida, em audiência separada, comprometeu-se a mobilizar uma equipe ministerial para avaliar as demandas do município. Ele também assegurou apoio na assistência aos desabrigados e na implementação de ações para auxiliar a população afetada pelos alagamentos. 

A prefeita Eliene agradeceu o empenho do Senador Jayme Campos em viabilizar as agendas com os ministros. Ela ressaltou que o município já teve a situação de emergência declarada, permitindo o recebimento de auxílio financeiro do governo estadual e a expectativa de autorização para apoio do governo federal. 

Eliene também agradeceu o Chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso, em Brasília, o ex-deputado federal Dr. Leonardo Albuquerque, que acompanhou as reuniões e da Assessora de Projetos e Convênios da Prefeitura de Cáceres, Gésica Chaika,  por apresentar projetos que ajudem o município com obras de drenagem e saneamento. 

Ela ressaltou ainda  a participação do Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, no encontro com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional. 

A prefeita elencou aos ministros os danos significativos com prejuízos consideráveis ao município. Eliene Liberato expressou a necessidade urgente de apoio e colaboração de todas as esferas do governo para a reconstrução e recuperação de Cáceres.

“Agora, resta aguardar a avaliação técnica dos planos encaminhados pela prefeitura para determinar o valor necessário para a assistência federal, enquanto a população local enfrenta os desafios decorrentes da inesperada adversidade climática”, concluiu.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet