Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:55:01
informe o texto

Notícias / Geral

26/02/2024 às 13:09

FISCALIZAÇÃO

Vereadora vai convocar operadora de estacionamento rotativo para dar explicações na Câmara

Uma das exigências da parlamentar é retirar as vagas demarcadas em regiões residenciais na Capital

Marina Martins

Vereadora vai convocar operadora de estacionamento rotativo para dar explicações na Câmara

Foto: Câmara Municipal de Cuiabá

Depois do início da cobrança do estacionamento rotativo em Cuiabá, na última terça-feira (20), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) revelou que vai convocar os representantes da empresa CS Mobi, operadora do sistema, para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal de Cuiabá.
 
A parlamentar disse ter recebido diversas reclamações de usuários e moradores e afirmou que sua equipe de gabinete realizou uma pesquisa nas ruas da região central sobre a satisfação em relação ao início da operação.
 
“Ouvimos 131 pessoas na região do Centro. A nossa pesquisa deu 68% de desaprovação. Mas a gente também recebeu CDL, Fecomércio, Sincotec, que são os grandes interessados, que são os comerciantes, que também estavam penalizados por seus clientes não terem onde estacionar. O que a gente vê é que essa cobrança, nesse contrato, da forma que está sendo realizada, não está contemplando nem um, nem outro. E a gente vai fiscalizar e trazer a empresa pra falar conosco lá na Câmara em duas comissões: na do Direito do Consumidor e na de Indústria e Comércio”, explicou.
 
Maysa não acredita na possibilidade de a Câmara Municipal pedir a revogação do contrato da Prefeitura com a prestadora de serviço, já que foram os próprios vereadores que aprovaram.
 
“A cobrança, em si, não está errada. Possiblidade de revogação sempre existe, mas foi uma luta travada por muitos empresários que tinham ali seus comércios morrendo. Então a gente não pode virar as costas pra isso. Eu não acredito que vai ser 100% revogado, o que eu acredito é que a gente vai fazer então, o que nós vamos fazer agora é uma discussão aprofundada sobre quem vai fiscalizar”, argumentou.
 
Uma das exigências da parlamentar é retirar as vagas demarcadas em regiões residenciais.
 
“A gente tem estacionamento demarcado em ruas que não tem comércio, não tem necessidade de lotear a cidade. Não é um contrato que foi feito pra enriquecimento dessa empresa e sim, pra melhoria da vida em Cuiabá. Então o que nós vamos fazer é dificultar a vida dessa empresa se ela não compreender que ela precisa trazer contrapartida e precisamos fazer os ajustes desse contrato para que ele não seja mais uma taxa, mais uma penalização na vida do cuiabano”, concluiu.
 

Em operação
 
Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 2.300 vagas na Capital. O valor médio cobrado é de R$ 3,40/hora para carros e R$ 2/hora para motos.
 
O horário de funcionamento do estacionamento rotativo de Cuiabá é de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. Aos sábados, das 07h às 13h.

O estacionamento tem tolerância para os primeiros 10 minutos, para que o usuário possa fazer a ativação do pagamento por meio do Aplicativo Digipare. O tempo máximo para permanência nas vagas é de quatro horas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet