Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:44:47
informe o texto

Notícias / Polícia

28/02/2024 às 11:02

OPERAÇÃO MINA BANANAL

Vídeo | PF desocupa garimpo ilegal próximo à reserva ecológica; 9 garimpeiros presos

Os suspeitos foram detidos em flagrante pelos crimes de extração ilegal de ouro, usurpação de matéria prima da União, posse e emprego de artefato explosivo sem autorização e associação criminosa

Leiagora

<Font color=Orange>Vídeo</font color> | PF desocupa garimpo ilegal próximo à reserva ecológica; 9 garimpeiros presos

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, concluiu nesta quarta-feira,  (28),  a Operação Mina Bananal, que teve objetivo realizar a desocupação de garimpo ilegal instalado próximo  à Reserva Ecológica do Bananal,  situada na zona rural do Município  de Pontes e Lacerda. Nove garimpeiros foram presos em flagrante.

No primeiro  dia de ação,  os policiais cumpriram  mandados de busca e apreensão e desintrusão de garimpo ilegal.

Ao chegar no local, as equipes policiais se depararam com um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. 

Foram localizadas 279 gramas de ouro na posse de nove garimpeiros, que foram presos em flagrante pelos crimes de extração ilegal de ouro, usurpação de matéria prima da União, posse e emprego de artefato explosivo sem autorização e associação criminosa. 

Os garimpeiros presos em flagrante foram conduzidos  para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres.

Além  da desocupação da área atingida pelos garimpeiros, foram inutilizados instrumentos e maquinários empregados na atividade de extração  ilegal de ouro, tais como nitrato de amônia, as espoletas utilizadas para ignição dos explosivos e dois galões de 50 litros de diesel, 02 geradores à combustão, 02 britadeiras elétricas e três detectores de metais.

Houve ainda  a apreensão  de  03 motocicletas e 01 antena starlink, além do ouro encontrado no local.

Investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal, visando descapitalizar essa organização criminosa que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, gerando consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

O possível envolvimento de proprietários rurais da região também  será  objeto das investigações. 

 
Assessoria/PF
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet