Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:54:45
informe o texto

Notícias / Geral

01/03/2024 às 09:11

QUALIFICAÇÃO

Seciteci está com inscrições abertas para cursos técnicos e profissionalizantes em quatro municípios de MT

Oportunidades são para alunos do 1º ano do Ensino Médio, bem como para quem busca uma formação profissionalizante de curta duração

Leiagora

Seciteci está com inscrições abertas para cursos técnicos e profissionalizantes em quatro municípios de MT

Foto: Secom-MT

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) está com inscrições abertas para cursos técnicos e profissionalizantes nas cidades de Matupá, Rondonópolis, Água Boa e Juara. 

As oportunidades visam proporcionar qualificação profissional de nível técnico em paralelo ao Ensino Médio, com um programa que se estende por três anos, e formação profissionalizante, com duração variando entre 4 semanas e 2 meses. Os interessados devem procurar as unidades indicadas munidos de RG, CPF e comprovante de endereço.

Em Matupá, a Escola Técnica Estadual possui vagas para as turmas vespertinas de Logística e Agricultura. A matrícula pode ser feita na unidade parceira, Escola Jardim das Flores, até esta quinta-feira (29.02). 

Conforme o coordenador de Integração da Escola Técnica de Matupá, Valentin Pazini, a oferta educacional busca preparar os alunos de forma abrangente para atender às demandas do mercado de trabalho, contribuindo significativamente para suas oportunidades de emprego e progressão profissional.

Em Rondonópolis, a Escola Técnica Estadual tem vagas disponíveis para o curso de Robótica. A seleção dos interessados seguirá a ordem de inscrição, levando em conta a disponibilidade de vagas, com prioridade concedida aos candidatos que não tenham frequentado a Escola de Rondonópolis nos últimos seis meses. O início das aulas está agendado para o dia 11/03.

Já em Água Boa as matrículas e inscrições seguem o processo seletivo da Escola Estadual Militar Tiradentes. Ao longo do ano, os cursos também serão ofertados na Escola Estadual Antonio Gröhs. Atualmente, as vagas disponíveis são para o curso de Técnico em Administração.

“Sabemos que a procura por profissionais está maior no país todo e em Água Boa não é diferente. A grande dificuldade em preencher as vagas se deve à falta de qualificação do candidato. Nesse sentido, a Seciteci, através das escolas técnicas e profissionais, visa contribuir com o preenchimento dessas vagas de emprego”, avaliou o coordenador de Integração da Escola Técnica Estadual de Água Boa, Higor Angelo dos Santos.

Também há vagas disponíveis no município de Juara, para os cursos de Logística e Administração, no período vespertino. Embora ainda não haja uma data definida para o início das aulas, os interessados em participar podem procurar a secretaria da Escola Estadual Oscar Soares para obter mais informações sobre os cursos.

Qualificação Profissional

Em 2024, a Seciteci disponibilizou 17 cursos técnicos e profissionalizantes em 15 municípios de Mato Grosso. Foram formadas 49 turmas para cursos escolhidos com base nos indicadores socioeconômicos de cada cidade. A iniciativa visa promover uma qualificação profissional aos estudantes em uma área que já possua demanda de trabalho na sua região.

Além do diploma de curso técnico, os alunos terão acesso a certificações intermediárias ao longo do programa. Os documentos são concedidos anualmente, proporcionando aos alunos a oportunidade de apresentar suas habilidades e conhecimentos às empresas de forma progressiva ao longo do curso.

A Seciteci, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem a expectativa de ofertar até 2027 um total de 6.720 vagas para cursos técnicos, levando em consideração o progresso das turmas no Ensino Médio.

 
Da Secom-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet