Cuiabá, domingo, 28/04/2024
09:21:34
informe o texto

Notícias / Polícia

04/03/2024 às 10:13

FLAGRANTES

Vídeos | PF prende 18 garimpeiros durante operações de combate à extração ilegal de ouro

As operações Mina do Bananal e Mina de Ernesto duraram seis dias e foram realizadas em região de mata fechada

Eloany Nascimento

<Font color=Orange>Vídeos</font color> | PF prende 18 garimpeiros durante operações de combate à extração ilegal de ouro

Foto: reprodução/PF

A Polícia Federal prendeu 18 garimpeiros em flagrantes durante duas ações de combate à extração ilegal de ouro em garimpos situados no município de Pontes e Lacerda (a 443 km de Cuiabá). As operações  Mina do  Bananal e  Mina de Ernesto duraram seis dias e foram concluídas no último sábado (2).

Segundo a PF, os trabalhos foram realizados em região de mata fechada, para alcançar  os pontos de usurpação de  matéria-prima da União por extração ilegal de ouro. 

No primeiro dia de ação, segunda (26), os policiais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um  sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. Houve a apreensão  279 gramas de ouro na posse de 9 garimpeiros, que foram presos.

Já nos  vários  pontos fiscalizados da Mina de Ernesto, foram encontrados garimpos  tipo aluvião, com a utilização de pá-carregadeira, que foi  apreendida pela Polícia Federal e será destinada à órgãos de segurança pública. 

No local foram destruídos: 02 bombas d’água, 01 motor de dragagem, uma estrovenga e um moinho de garimpagem, além de diversas barracas e ferramentas manuais. Ainda foram inutilizados no local cerca de 400 litros de diesel. Houve a apreensão ainda de 02 frascos contendo mercúrio.

Após o encerramento das atividades de campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região. 

O principal objetivo é descapitalizar as organizações criminosas que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, gerando  enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

Mina do Bananal

Na Operação Mina do Bananal, foram destruídos dois geradores a combustão, duas britadeiras elétricas, três detectores de metal, 5 kg de nitrato de amônia, um acampamento de garimpeiro e 100 litros de diesel.

Além disso, foram apreendidos, 3 motocicletas, 1 carretel explosivo, 13,5 emulsões explosivas e 279 gramas de ouro. 

Nove garimpeiros foram presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.

Mina de Ernesto

Foram destruídos uma bomba de dragagem, duas bombas d'água, 1 moinho, 1 estrovenga e 3 acampamentos. Além disso, foram apreendidos uma motocicleta, uma pá carregadeira e dois frascos de mercúrio. 

Nesta ação, também foram detidos 9 presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.

 
Com assessoria/PF-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet