Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:23:49
informe o texto

Notícias / Política

04/03/2024 às 14:57

NO PÁREO

Suprema Corte dá aval, e Trump fica apto a disputar eleições dos EUA

A Justiça do Colorado tinha determinado que Trump não poderia disputar as eleições. A Corte reverteu a decisão após análise de recurso

Metrópoles

Suprema Corte dá aval, e Trump fica apto a disputar eleições dos EUA

Foto: Win McNamee/Getty Images

Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira (4/3), que o ex-presidente Donald Trump está apto a disputar as eleições presidenciais norte-americanas, previstas para novembro de 2024.

Com a decisão favorável ao recurso da defesa do ex-presidente, Trump pode continuar sendo pré-candidato pelo Partido Republicano — no qual ele é o favorito a representar a sigla. O ex-presidente respondia por, supostamente, tentar reverter os resultados das eleições de 2020.

Essa ação que tramitava na Suprema Corte analisou o recurso de Trump a uma decisão da Justiça do Estado do Colorado, que determinou que o republicano seria incapaz de concorrer às eleições por ter violado um artigo da 14ª emenda da Constituição dos EUA.

Com base nesse trecho da Constituição — que proíbe pessoas em qualquer cargo, civil ou militar, nos Estados Unidos de se envolver em insurreição ou rebelião contra o país —, a Justiça do Colorado argumentou que o republicano teria participado da invasão ao Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro de 2021, e por isso não poderia participar das eleições.

Os juízes da Suprema Corte, de maioria conservadora, avaliaram que apenas o Congresso norte-americano deveria determinar se um candidato pode ou não concorrer às eleições. Ou seja, não caberia aos estados fazer tal julgamento.

Trump elegível antes de “Superterça”

A decisão da Suprema Corte ocorre um dia antes da chamada “Superterça”, quando 15 estados e um território norte-americano votam, simultaneamente, nas prévias eleitorais dos Estados Unidos.

Apesar da concorrência dentro do Partido Republicano com Nikki Haley, Trump é disparado o favorito para representar a sigla e deve repetir a disputa de 2020 contra o democrata Joe Biden.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet