Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:03:40
informe o texto

Notícias / Polícia

05/03/2024 às 15:30

30 ANOS DE HISTÓRIA

Polícia Militar realiza cerimônia de homenagens para turma pioneira de oficiais da instituição

Solenidade marcou os 30 anos da 1º turma de oficiais formada pela Academia Costa Verde, da PMMT

Leiagora

Polícia Militar realiza cerimônia de homenagens para turma pioneira de oficiais da instituição

Foto: Reprodução

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na tarde desta segunda-feira (04.03), uma solenidade alusiva aos 30 anos da 1º turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) formada pela instituição no Estado. A cerimônia foi realizada no Auditório do Comando-Geral da PMMT e contou com homenagens para oficiais da turma e autoridades.

A turma “Pioneira - Marechal Rondon” foi a primeira da história da Polícia Militar de Mato Grosso a ser totalmente formada pela Academia de Oficiais da instituição. O curso de formação teve início no dia 04 de março de 1994, marcando o ingresso de 31 alunos para a PMMT, naquele ano.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, discursou para os convidados da solenidade e destacou a importância de celebrar a história da PMMT por meio de encontros e homenagens.

“É com muita honra e alegria que recebemos estes valorosos policiais, pioneiros dentro da nossa instituição, que nos incentivaram e continuam nos incentivando a sermos cada vez mais melhores policiais militares, não somente aqui dentro, mas também a serviço da nossa população. Essa noite não é apenas um simples encontro, mas sim a celebração de uma parte da história da Polícia Militar”, afirmou o coronel Mendes.Na cerimônia, estiveram presentes 18 oficiais que fizeram parte da “Turma Pioneira - Marechal Rondon”, que foram agraciadas com a entrega de uma moeda honorífica, de mesmo nome, que marca as três décadas da turma formada na Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV). O subchefe de Estado-Maior Geral, coronel Wilker Soares Sodré, que faz parte da turma, celebrou as homenagens recebidas pelos oficiais.

“Estamos marcando a passagem de doutrinas e ensinamentos perpetuados na instituição por todas as turmas que já se formaram na portentosa Academia Costa Verde. Foram três décadas de muitos desafios, mas estávamos cientes de sermos os pioneiros em abrir caminho e preparar os resultados futuros. Em nome da turma, quero agradecer ao nosso comandante-geral, que abriu espaço para esta celebração e também para nossas famílias que sempre nos apoiaram, durante toda essa longa jornada”, afirmou o coronel Wilker.

Além dos oficiais da turma Pioneira, oficiais e praças da PMMT e instrutores que ministraram o CFO no ano de 1994 também foram agraciados com a entrega da moeda honorífica.

Entre os homenageados estão a secretária de Assistência Social (Setasc-MT), coronel PM Grasielle Bugalho; o secretário-adjunto de Segurança Pública (Sesp-MT), coronel PM Heverton Mouretti, o secretário-adjunto do Gabinete Militar, tenente-coronel PM Fernando Turbino. Os instrutores do curso, em 1994, o procurador de Justiça aposentado, Antônio Hans; o juiz de direito, José Antônio Bezerra Filho; os delegados Maria Aurélia Barros e Bibiano Sobrinho, entre demais autoridades.Ainda na solenidade, houve homenagens póstumas para dois ex-alunos da Turma Pioneira e a interpretação do hino da Academia Costa Verde, executado pelo Corpo Musical da PMMT. Além disso, o comandante-geral da Polícia Militar, realizou a assinatura da portaria que institui anualmente a solenidade de celebração dos 30 anos das turmas de formação de oficiais, marcando a passagem do tempo de serviço para a reserva remunerada.

Também estiveram presentes na solenidade, a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT, coronel Januário Batista; o comandante de Policiamento Especializado da PMMT, coronel Antônio Gilvando de Souza, além dos comandantes regionais da instituição e outras autoridades militares e os alunos da 22ª turma do CFO, que está em formação atualmente.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet