Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:50:55
informe o texto

Notícias / Polícia

07/03/2024 às 12:40

OPERAÇÃO PÓS CARNAVAL

Polícia Civil cumpre 22 mandados judiciais contra menores em conflito com a lei

Seis menores de idade que respondem procedimentos de ato infracional, no Juizado da Infância e Juventude das Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, foram apreendidos

Leiagora

Polícia Civil cumpre 22 mandados judiciais contra menores em conflito com a lei

Foto: PJC-MT

Vinte e dois mandados judiciais expedido contra adolescentes em conflito com a lei, foram cumpridos pela Polícia Civil, na Operação Pós Carnaval, deflagrada pelas Delegacias Especializadas do Adolescente (Dea) de Cuiabá e Várzea Grande.

Durante cinco dias de trabalho operacional, entre 26 de fevereiro à 01 de março, os policiais civis das unidades policiais deram cumprimento as ordens de busca e apreensão e de internação.

Além dos 22 mandados cumpridos, outros seis menores de idade que respondem procedimentos de ato infracional, no Juizado da Infância e Juventude das Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, foram apreendidos.

A delegada titular da Dea de Cuiabá, Jozirlethe Criveletto, explica que muitos adolescentes ao receberem uma medida socioeducativa deixam de cumpri-la, especialmente nos casos de prestação de serviços em instituições públicas.

Nesse caso, o Ministério Público representa pela busca e apreensão do adolescente para que em audiência possa averiguar qual a situação do menor, podendo, inclusive, manifestar pela regressão da medida socioeducativa, ou pela internação do adolescente.

Entre os mandados cumpridos, está um menor de 17 anos, o qual já possui mais de 5 incidências infracionais, em sua maioria pela prática de ato infracional análogo ao crime de furto em lojas, tendo sido verificado que o adolescente, apesar de estar em cumprimento de medida socioeducativa de prestação de serviços, não vinha comparecendo na unidade onde deveria prestar os serviços.

“A Operação Pós Carnaval vem contemplar os casos de atos infracionais praticados durante o período carnavalesco, os quais já possuem descumprimentos quanto as medidas impostas aos adolescentes”, disse a delegada Jozirlethe.

Ações Sociais

As Delegacias do Adolescente de Cuiabá e Várzea Grande, vem realizando trabalho preventivo com palestras em escolas e comunidades, inseridas no Projeto “Dea nas escolas”, e que contempla o Planejamento Operacional 2024.

As equipes das unidades policiais promovem palestras e rodas de conversas no ambiente escolar, em Cuiabá e Várzea Grande, com previsão para se estender ao distrito de Nossa Senhora da Guia.

As atividades visa atender a necessidade de ações efetivas não somente no âmbito da repressão, mas de prevenção no trabalho com as crianças e adolescentes, para que não sejam alvos na cooptação por organizações criminosas ou no uso de drogas.

Durante os encontros é sempre falado para esses jovens, acerca das consequências da prática do ato infracional, bem como, das medidas socioeducativas decorrentes dessa conduta que podem ser impostas a eles.

Outro tema também abordados é prevenção em relação à violência de gênero contra meninas e adolescentes, as quais sofrem abusos, constrangimentos, e a própria violência sexual.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet