Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:24:23
informe o texto

Notícias / Geral

08/03/2024 às 11:33

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Exposição itinerante de fotografia homenageia agricultoras familiares

Iniciativa foi resultado de uma parceria da Empaer com a Secretaria de Agricultura de Pedra Preta e a fotografa Camila Dourados Barros

Leiagora

Exposição itinerante de fotografia homenageia agricultoras familiares

Foto: Cami Barros

Mostrar a beleza da mulher no campo, valorizá-la na sua essência e evidenciar seu dia a dia é o resultado da amostra itinerante de fotografia “A beleza como realmente é - Mulheres do campo”, promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a psicóloga e fotógrafa Camila Dourado Barros e a Secretaria de Agricultura de Pedra Preta.

A técnica da Empaer, Raquel de Matos Cazonatto, explica que o objetivo da iniciativa foi promover uma campanha em homenagem às mulheres rurais. “É importante trazer essas histórias das protagonistas da agricultura familiar. São quatro personagens que representam milhares de mulheres que não são vistas pela sociedade em geral. Observar na exposição as reações das agricultoras que se sentem incluídas evidencia que acertamos na ideia. Queremos valorizar essas mulheres que nos representam no campo”.

Durante o mês de março, a Empaer levará a exposição em quatro comunidades rurais do município. No cronograma, a primeira comunidade que a exposição visitou foi o Projeto de Assentamento Monte Azul, na quarta-feira (06). No sábado (09), a exposição será no Projeto de Assentamento São José Operário. No dia 13 será a vez do Vale do Prata e no dia 23, no 26 de Janeiro.

Uma das modelos fotografadas foi a produtora Lucia Lopes de Oliveira, que vive com o marido e o filho na Comunidade Condomínio Rural. Ela conta que a experiência foi maravilhosa. Vaidosa e bem-humorada, disse que todos os dias se arruma para lidar com as vacas que cria na propriedade. “Somos produtores de leite, nem por isso, vou feia para o pasto. Aqui somos eu e meu marido que começamos a trabalhar antes das cinco da manhã. Já acordo dando de comer às 20 vacas e aos três bezerros que nasceram recentemente e estou sempre arrumada e maquiada”.

Foram fotografadas também a agricultora Débora de Oliveira Campos Souza, 41 anos, que produz maracujá e banana, além de hortaliças, avicultura de postura e panificação. Maria de Lourdes Oliveira Ferreira, 51 anos, na produção de leite e hortaliças e Aparecida Correia de Araújo, 59 anos, na hortaliças e legumes e na bovinocultura de corte.

Para a psicóloga e fotógrafa Camila Dourado Barros a experiência foi única e reveladora. Ela explica que seu objetivo era entender e retratar a vida dessas mulheres que vivem na zona rural. “Foi através de uma conversa que a ideia de montar uma exposição nasceu e abraçada pela equipe da Empaer”.

Segundo Camila, o material produzido abriu seus horizontes e já está pensando em inscrever projetos para organizar uma exposição maior e pensada com mais tempo. “Em um dia e cerca de uma hora com cada produtora já gerou 130 registros e vídeos de depoimentos. Ter a oportunidade de ampliar com mais mulheres de outras regiões será um desafio que irei atrás”.
Empaer-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet