Cuiabá, domingo, 28/04/2024
00:39:08
informe o texto

Notícias / Variedades

09/03/2024 às 13:42

OSCAR 2024

'Oppenheimer' é grande favorito ao Oscar de melhor filme após ganhar principais 'termômetros'

Filme fez a limpa em prêmios de sindicatos de Hollywood e deve levar diversos troféus da Academia

Do G1

'Oppenheimer' é grande favorito ao Oscar de melhor filme após ganhar principais 'termômetros'

Foto: Reprodução

Em um ano ótimo para o cinema, o Oscar 2024 prometia ser muito disputado na época do anúncio dos indicados. Com o tempo, "Oppenheimer" fez a limpa nas categorias principais dos prêmios dos sindicatos de classes de Hollywood, principais "termômetros" do evento da Academia, e se tornou o único e grande favorito para ganhar como melhor filme. 

A premiação americana do cinema acontece neste domingo (10), em Los Angeles, mais uma vez apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel – e deve ser dominada pelo filme sobre o "pai da bomba atômica".
 
Os prêmios dos sindicatos de classes são considerados bons indicadores para suas respectivas categorias do Oscar por compartilharem muitos membros com a Academia. Ou seja, muita gente vota em um e, depois, no outro.

Os quatro grandes

São quatro organizações principais que podem ser consideradas indicadoras de como pensa a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organizadora do Oscar:

PGA: Sindicato dos Produtores da América
DGA: Sindicato dos Diretores da América
SAG: Sindicato dos Atores
WGA: Sindicato dos Roteiristas da América (que premia original e adaptado)
*as siglas vêm do inglês

Em 2024, o Sindicato dos Roteiristas resolveu ser a exceção e realiza sua cerimônia só em 14 de abril.

Favoritismo atômico

Desde 2005, seis filmes levaram os prêmios principais do PGA, do DGA e do SAG – o último deles foi "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo", em 2023. Todos ganharam o Oscar de melhor filme.

Se isso não fosse o bastante, tamanho domínio sobre os sindicatos prejudica as chances dos concorrentes. No mesmo período somente "Moonlight", em 2017, venceu a estatueta sem uma vitória nas três organizações. Mesmo assim, naquele ano, "La la land: Cantando estações" tinha ganhado apenas duas delas.
Em 2024, "Oppenheimer" ainda colecionou o Globo de Ouro de melhor drama, o Bafta (principal prêmio britânico) e o Critics' Choice Awards.

As chances do filme crescem ainda mais ao se considerar que seu diretor, Christopher Nolan, é também o grande favorito à categoria de melhor direção por vencer o DGA (e praticamente todos os outros prêmios da temporada).

O vencedor de melhor filme do Oscar foi dirigido pelo ganhador de direção 67 vezes em 95 edições (uma taxa de 70,5%).

Atuações – e a grande categoria ainda aberta 

Além de melhor filme e direção, três das quatro categorias de atuações já podem ser consideradas praticamente fechadas.

A exceção é melhor atriz, na qual o favoritismo é dividido entre Lily Gladstone ("Assassinos da lua das flores") e Emma Stone ("Pobres criaturas").

Até a realização do SAG, em 25 de fevereiro, muitos consideravam Emma na frente após ganhar o Bafta – para o qual Lily não foi nem indicada – e o Critics' Choice.

Lily tomou a dianteira ao levar o prêmio do sindicato. Desde 1994, a vencedora da organização só não levou o Oscar em seis ocasiões.

Para os demais atores, o SAG confirmou lideranças conquistadas sistematicamente ao longo da temporada.

Cillian Murphy e Robert Downey Jr. devem realizar dobradinha de "Oppenheimer" nas categorias de melhor ator e ator coadjuvante, respectivamente. Como atriz coadjuvante, Da'Vine Joy Randolph ("Os rejeitados") também é franca favorita.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet