Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:37:33
informe o texto

Notícias / Geral

11/03/2024 às 13:17

DERRETIDOS

Nova onda de calor no Brasil tem início nesta segunda-feira (11)

É a terceira onda de calor no país em 2024. Temperaturas podem subir até 5ºC entre entre hoje e 15 de março em algumas regiões

Leiagora

Nova onda de calor no Brasil tem início nesta segunda-feira (11)

Foto: Ritthichai/Getty Images

Começa nesta segunda-feira (11) a terceira onda de calor de 2024. Até a próxima sexta-feira (15), as temperaturas podem subir entre 5°C e 10°C acima da média em algumas regiões, intensificando o clima seco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que, em meio a essa transição do fim do verão para o início do outono, é comum observar mudanças rápidas nos padrões meteorológicos.

O centro-sul do Brasil será a região mais atingida. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ser os estados com mais efeitos.

Onda de calor com temperatura de até 38°C

De acordo com Gabriel Rodrigues, meteorologista do Agrotempo do Portal Agrolink, as previsões indicam um aumento nas temperaturas para os próximos dias, com os termômetros se aproximando dos 36°C nos estados do sul e atingindo até 38°C em Mato Grosso do Sul.

O meteorologista ressalta que o calor intenso será uma condição prevalente nos próximos dias, persistindo até pelo menos 21 de março.

Apesar da expectativa de uma frente fria avançando nesse período, a massa de ar quente tende a predominar sobre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, mantendo as temperaturas elevadas e a necessidade de precauções contra os efeitos do calor intenso na Região Sul do Brasil.

No Rio Grande do Sul, as regiões mais afetadas serão a noroeste e parte da Campanha, mas todo o estado sentirá os efeitos da onda de calor.

 
Metrópoles

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet