Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:45:42
informe o texto

Notícias / Variedades

14/03/2024 às 09:54

NEM DIETA NEM EXERCÍCIO!

Confira hábito japonês que ajuda a viver mais

Os japoneses praticam um hábito que, além de extremamente saudável, ajuda a aumentar a felicidade e prolongar a vida

Leiagora

Confira hábito japonês que ajuda a viver mais

Foto: Getty Images

A maioria das pessoas sabe que os japoneses são um dos povos mais longevos do mundo. Isso motivou inúmeras investigações focadas em descobrir qual a chave da longevidade. A resposta não está nem na dieta nem nos exercícios físicos, mas sim, no hábito de estar em contato com a natureza. 

 A prática, conhecida como Shinrin-yoku, veio do termo japonês que significa “banho de floresta” ou “absorção de floresta”. A ideia é “mergulhar” em um lugar da natureza para receber tudo o que emana das árvores, do solo e do ar. Vale sentir e até ouvir o farfalhar das folhas.Existem diversos estudos que confirmam a eficácia desta prática, mostrando que os efeitos são tanto físicos quanto mentais e emocionais.

Uma pesquisa da Universidade de Chiba, no Japão, analisou a caminhada pela natureza de um grupo de pessoas. Os cientistas concluíram que o hormônio do estresse foi reduzido em 12,4%, assim como a pressão arterial, que caiu em 1,4%.Além de melhorar o humor, a prática também ajuda a cuidar da saúde do coração e reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Isso evidencia que o Shinrin-yoku é um ótimo aliado para ter uma vida mais longa e feliz.

É interessante lembrar que essa prática não precisa ser necessariamente realizada em uma floresta. O ambiente escolhido pode ser qualquer espaço natural aberto. O mais importante é fugir da correria do dia a dia e aproveitar a natureza.

Metrópoles
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet