Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:01:19
informe o texto

Notícias / Polícia

14/03/2024 às 13:24

MAIS UM

Polícia Federal investiga Emanuel por mais um esquema na Saúde

Documento comprova que aquisição suspeita de software é alvo de investigação

Leaigora

Polícia Federal investiga Emanuel por mais um esquema na Saúde

Foto: Reprodução

A informação consta em despacho assinado no dia 21 de fevereiro pela procuradora da República Valeria Etgeton de Siqueira, ocasião na qual ela arquivou uma denúncia feita pelo Gabinete de Intervenção por já existir uma investigação em andamento sobre os mesmos fatos. 

Emanuel foi afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça na última segunda-feira (04.03), por suspeita de ser o líder de uma organização criminosa que “saqueou” os recursos da saúde da Capital. 

Ao todo, além de sofrer uma intervenção judicial na saúde no ano passado, o prefeito coleciona 19 operações policiais em sua gestão, a maioria envolvendo “rolos” na saúde.

“Conforme indicado no relatório supra, a partir da NF 1.20.000.000913/2023- 82, desmembrada do presente PP, foi instaurado no âmbito do Polícia Federal o IPL n.º 2023.0061009 - Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da SR/PF/MT (PJe JF/MT-1021597-04.2023.4.01.3600-IP - 7ª Vara Federal Criminal da SJMT), voltado à apuração criminal das mesmas irregularidades noticiadas no presente feito, em especial a possível prática dos delitos previstos nos art. 312 e 337-L, V, ambos do Código Penal, além de outros que porventura forem constatadas no curso da investigação”, diz trecho do documento que confirma a existência da investigação.

A investigação em questão apura um contrato suspeito firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a empresa Ikon Gestão Conhecimento e Tecnologia Ltda.

A Prefeitura contratou a empresa, por quase R$ 15 milhões, para fornecer 7 mil licenças de uso de um software para gestão de documentos. Porém, o software em questão nunca foi usado.

Além disso, conforme as investigações, a Prefeitura já possuía outro sistema para realizar esta tarefa, sendo que a nova aquisição foi feita sem qualquer justificativa técnica. 

“Impende destacar a complexidade das irregularidades perpetradas, que demandam a investigação da Delegacia especializada na repressão à corrupção e crimes financeiros, a qual vem atuando em diversas diligências específicas, a exemplo da confecção de relatórios de inteligência - inviáveis de serem realizadas no bojo do presente procedimento administrativo -, bem como em parceria com a Controladoria-Geral da União, desencadeando importantes elementos probatórios relacionadas ao caso, incluindo diligências veladas”, afirmou a procuradora.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet