Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:41:39
informe o texto

Notícias / Geral

15/03/2024 às 15:49

ALERTA

Procon orienta quanto aos cuidados para evitar compras precipitadas

O Dia do Consumidor foi criado em 15 de março de 1983, no Brasil, por meio da Lei nº 8.078, conhecida como Código de Defesa do Consumidor

Leaigora

Procon orienta quanto aos cuidados para evitar compras precipitadas

Foto: Davi Valle

Hoje, 15 de março, é comemorado o Dia  Mundial do Consumidor. Data essa, marcada por promoções nas lojas e comércio em geral para atrair a atenção da população a fim de aquecer as vendas. O Dia do Consumidor foi criado em 15 de março de 1983, no Brasil, por meio da Lei nº 8.078, conhecida como Código de Defesa do Consumidor. 

Segundo o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira, o Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma homenagem ao discurso histórico de John. F. Kennedy em 1962, e serve como um lembrete anual da importância de proteger os direitos e interesses dos consumidores em todo o mundo.

Em seu discurso, o então presidente destacou a necessidade de proteger os consumidores de práticas comerciais injustas e perigosas, enfatizando que os consumidores têm direitos básicos que merecem ser respeitados. Ele convidou o Congresso a adotar medidas para garantir a segurança dos produtos, promover a transparência nas práticas comerciais e fornecer informações claras aos consumidores.

“Esse discurso catalisou um movimento global de conscientização sobre os direitos do consumidor e influenciou a adoção de legislações e políticas em diversos países para proteger os interesses dos consumidores”, detalhou Genilto.

Para o secretário, a atuação do Procon não apenas protege os consumidores de possíveis abusos, mas também contribui para uma relação mais equilibrada e transparente entre consumidores e fornecedores, promovendo o desenvolvimento de um mercado mais justo e responsável. 


O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Municipal faz um alerta. “com a ascensão da tecnologia e a introdução da Inteligência Artificial, temos observado o uso indevido em várias situações, visando enganar os consumidores e induzi-los ao erro. Qualquer atividade que envolva transações financeiras deve ser abordada com extrema cautela e reflexão ponderada. Antes de agir, é essencial reservar tempo para uma análise cuidadosa e pesquisa minuciosa. Evite decisões precipitadas e busque orientação adequada. Se mal utilizadas, as ferramentas digitais podem acarretar sérios prejuízos aos consumidores. Portanto, é recomendável agir com prudência e manter vigilância constante ao lidar com tais tecnologias”, pontuou o secretário. 

O estudo do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) prevê que as vendas relacionadas ao Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), devem subir 4%. Para aquecer ainda mais o ritmo de receitas e itens comercializados, parte dos empresários adotou estratégias para estimular o consumo no comércio varejista. Os recursos para fomentar as vendas vão desde a oferta de vantagens em estabelecimentos parceiros, cashback e as boas e velhas promoções.   

Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, o Dia do Consumidor é a data que marca o início do calendário varejista em 2024 e pode ser considerada uma espécie de termômetro para as principais ocasiões para o comércio no primeiro semestre.

"É uma data para lembrar a  importância do consumidor e que destaca os seus direitos. Para cativá-lo, o comerciante precisa focar na pessoalização e na qualidade do atendimento para melhorar a experiência do consumidor, tratando cada cliente como se fosse único, além de apostar em criatividade e bons descontos. Em relação a um dia normal, o faturamento chega a subir cerca de 20%".  


"Esse dia tem o objetivo de conscientizar os consumidores sobre seus direitos e promover a reflexão sobre a relação entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços. Além ainda de chamar atenção dos consumidores, mas também dos fornecedores, a data foi instituída para buscar essa harmonia de mercado, para que eles conhecessem bem os seus direitos e os fornecedores os seus deveres nas relações de consumo”, finalizou Genilto. 

Para dúvidas e esclarecimentos o Procon Municipal de Cuiabá funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço, na Rua Joaquim Murtinho nº 554, Centro, Cuiabá-MT.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet